O consumidor mineiro recebeu a péssima notícia do aumento na tarifa de energia elétrica, que passa a partir do próximo domingo (28). Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o acréscimo médio na conta de luz dos consumidores residenciais será de 14,91%.
Leia mais: Caiu! Fim da PPI faz gasolina baixar R$ 0,22 em todo o Brasil
O reajuste médio será de 15,55% para consumidores de baixa tensão, como casas e comércios. No caso dos de alta tensão, como indústrias, grandes empresas e shoppings, a despesa ficará 8,94% mais cara.
A revisão tarifária foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e deve atingir cerca de 9 milhões de clientes da empresa que vivem em 774 municípios. O órgão afirma que os custos com transporte e compra de energia impactaram os cálculos.
Dicas para economizar
Com a conta de luz pressionando o bolso do consumidor, é importante adotar estratégias para economizar energia. Por isso, separamos abaixo 10 dicas para poupar, confira:
- Iluminação: substitua as lâmpadas comuns pelas de LED e aproveite ao máximo a luz natural durante o dia.
- Ar condicionado: escolha equipamentos com consumo menor, já que a eficiência pode gerar economia de até 49% na conta.
- Janela aberta: para reduzir o uso do ar condicionado, opte por ventiladores ou mantenha as portas e janelas abertas.
- Chuveiro: desligue a água na hora de se ensaboar e utilize o aparelho na posição de verão em dias quentes.
- Selo: prefira equipamentos elétricos com o selo de eficiência energética Procel.
- Desligar: desligue os aparelhos, como a TV, quando não for mais usar. O stand by (modo de espera) pode corresponder até 15% do consumo total.
- Ferro de passar: espere acumular uma quantidade maior de roupas e passe tudo de uma só vez.
- Máquina de lavar: espere acumular uma quantidade maior de roupas e lave tudo de uma vez.
- Geladeira: não use a parte traseira para secar roupas e evite desligar o refrigerador à noite para religar pela manhã.
- Energia solar: se possível, consuma energia alternativa, como a solar, e garanta uma economia de até 20%.
Desconto de até 100%
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um programa do governo federal que atende milhões de cidadãos com descontos de até 65% na conta de luz para a população geral, e de até 100% para quilombolas e indígenas. Para participar, é preciso ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
Desde o ano passado, o interessado não precisa mais solicitar o benefício à distribuidora de energia de sua região, já que ele é concedido automaticamente. Basta comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para se cadastrar no CadÚnico.