Ao longo de toda a vida dos filhos, os pais desempenham diversos papéis, todos eles extremamente importantes em qualquer fase, até mesmo quando já são adultos. Alguns cuidados devem ser evitados para que os pais consigam criar filhos fortes para a vida. Sendo assim, veja quatro frases que eles nunca devem usar ao educar os filhos.
Leia mais: Amor bruto? Terapia no futuro: frases que NUNCA devem ser ditas aos filhos
O relacionamento entre pais e filhos, quando saudável, é fundamental para fortalecer algumas habilidades emocionais e sociais que irão acompanhá-los por muitos anos. Os pais orientam, educam, ensinam e ajudam no processo de formação da personalidade e da autoestima das crianças durante toda a vida.
Filhos fortes
Infelizmente, o processo de criação é cheio de etapas e surpresas, mas cada uma delas tem a sua importância para deixar as crianças mais fortes e preparadas para enfrentar as dificuldades da vida.
Pensando nisso, há algumas frases que os pais devem evitar para ajudar os filhos a se tornarem adultos mentalmente fortes e preparados para lidar com tais situações, seja nos relacionamentos, no trabalho ou em qualquer outro momento do dia a dia. Entre as frases que devem ser evitadas estão estas:
1) “Pare de chorar!” ou “Não fique assim!”;
2) “Pare de se preocupar com isso”;
3) “Não se preocupe, vai dar tudo certo”;
4) “Não quero ver você fazendo isso de novo”.
Cada uma das frases acima pode ter um impacto na vida dos pequenos e no emocional deles também. No caso das duas primeiras, por exemplo, eles podem alimentar a ideia de que as crianças não são capazes ou não podem expressar o que sentem. Por isso, o melhor é permitir que sintam e aprendam a entender as suas emoções.
A terceira frase, por exemplo, também deve ser evitada. As crianças precisam entender que nem sempre tudo dará certo e que precisam saber lidar com os erros, problemas e incertezas. Pensando nisso, o melhor é mostrar apoio e ajudar os filhos a desenvolver as habilidades necessárias para resolução os problemas que surgirão no caminho.
A quarta e última frase também é evitada pelos pais que criam filhos fortes. Ela pode causar medo e insegurança nos pequenos. Opte por explicar o motivo de algo não ser feito para que eles aprendam a fazer as próprias escolhas.