Quem tem direito à restituição de Imposto de Renda precisa ficar atento com as tentativas de golpe. Nesse sentido, a Receita Federal publicou comunicado nesta semana alertando os contribuintes de que há pessoas tentando tirar vantagens para a obtenção de dados.
Leia mais: Quer ter prioridade na restituição do Imposto de Renda? Você precisa fazer isto AGORA
O órgão também reitera que não envia qualquer tipo de comunicação eletrônica contendo links ou mesmo solicitações de dados cadastrais e fiscais.
Comunicado
O Comunicado da Receita Federal afirma que “Algumas empresas, utilizando-se da boa-fé das pessoas, prometem vantagens incríveis para os contribuintes a fim de obter dados, documentos e suas informações fiscais. Em alguns casos, requerem até o pagamento de taxas a fim de ‘acelerar’ determinado procedimento. Esteja atento, isso não é real e pode ser até ilegal”, explica o texto.
Restituição
O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda começa no dia 31 de maio. Na mesma data também se encerra o prazo para prestação de contas à Receita Federal.
Em suma, as datas de pagamento da restituição do Imposto de Renda segue uma ordem prioritária que respeita os seguintes critérios:
- Tem prioridade na restituição contribuintes com mais de 80 anos;
- Em seguida, cidadãos com 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- Cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Aquele que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix como meio de restituição;
- E, por fim, os demais contribuintes.
Se houver empate técnico nos critérios, por exemplo, a prioridade é de quem entregou a declaração primeiro.
Consulta
Por fim, para consultar a restituição, basta acessar o serviço de Pedido de Restituição Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação.
Confira o calendário de restituição:
- 31/5 – Primeiro lote
- 30/6 – Segundo lote
- 31/7 – Terceiro lote
- 31/8 – Quarto lote
- 29/9 – Quinto e último lote