Cuidado! Violar ESTA lei pode render multa de R$ 195,23 e pontos na CNH

Motoristas precisam ter atenção para não violar as leis de trânsito, já que o descuido rende multa e diminui a segurança de todos.



Todo condutor de qualquer veículo precisa passar pelas aulas da autoescola, bem como pelas provas teóricas e práticas para ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos. Todos aprendem, mas poucos colocam em prática as leis de trânsito. Violar esta lei pode gerar uma multa salgada de R$ 195,23 e pontos na CNH. Veja qual.

Leia mais: Pena de até 8 anos! Nova lei de trânsito é aprovada e assusta motoristas

Infelizmente, muitos motoristas deixam de se atualizar sobre as mudanças nas leis depois que já estão com a habilitação em mãos, mas a desatenção sobre a atualização das normas é o primeiro passo para cometer infrações. É importante ter isso em mente, já que a maioria delas é desconhecida para os motoristas… até que a multa chega!

Violar esta lei pode gerar multa

O mais adequado seria se todos os condutores ficassem sempre atualizados sobre as mudanças feitas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas sabemos que muitos não estão tão preocupados como deveriam, logo acabam criando problemas para todos no trânsito. Sem falar nos gastos extras para que as multas sejam pagas!

Um exemplo comum de infração que muitos cometem é utilizar insulfilm com um nível de transparência abaixo do permitido. Segundo uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o índice de transparência em áreas críticas para a dirigibilidade, como vidros dianteiros, traseiros e para-brisas, não pode ser inferior a 70%.

A regra diz ainda que em superfícies que não afetam a visibilidade, o limite mínimo é de 28%. Os donos de veículos com insulfilm precisam redobrar a atenção também com o surgimento de bolhas e outros defeitos na película, que podem comprometer a visibilidade e, consequentemente, atrapalhar a direção.

A punição para quem não respeita as normas inclui multa, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. Respeitar as regras de trânsito não é apenas uma questão de evitar punições, mas de garantir a segurança de todos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário