Se você é brasileiro, com certeza já conheceu alguém que tem como sobrenome Silva, Oliveira, Santos, Souza ou Rodrigues. E é bem provável que você, que está lendo essa matéria, tenha um desses sobrenomes no seu registro. Isso é possível devido a esses sobrenomes serem os mais comuns no país. Mas você já imaginou por qual motivo eles são tão presentes entre os brasileiros?
Leia mais: Primo de Júlio César? ESTES sobrenomes denunciam sangue romano na família
De acordo com um levantamento feito pelo site Forebears, os cinco sobrenomes citados acima são os mais comuns no Brasil. Assim, mais de 5 milhões de brasileiros possuem “Silva” em seus nomes, sendo 1 a cada 40 pessoas com esse mesmo sobrenome. Já no caso dos “Rodrigues”, são 4,6 milhões de brasileiros, seguidos pelos “Santos”, com cerca de 4,3 milhões. Ao todo, são 2,7 milhões de “Oliveiras” e 1,6 milhões de “Souzas”.
Qual a origem desses sobrenomes?
Grande parte dos sobrenomes brasileiros tem origem portuguesa, herança lusitana devido ao processo de colonização do país. No entanto, nem todos os sobrenomes vêm de lá, visto que muitos sobrenomes brasileiros foram herdados de indígenas, imigrantes e pessoas escravizadas. Veja a origem dos cinco sobrenomes mais famosos no Brasil!
Silva
O sobrenome mais comum no Brasil tem origem portuguesa. Porém, também há registros de Silvas na Itália e na Espanha, porém em menor proporção. De acordo com especialistas, o sobrenome surgiu no século XI, relacionado à Torre e Honra de Silva, símbolo de uma das famílias mais nobres do Reino de Leão, localizado na Península Ibérica.
Assim, o significado de Silva é “floresta” ou “selva”.
Rodrigues
A origem desse sobrenome remete ao “filho de Rodrigo”, devido ao sufixo “es”. Assim como o Silva, a herança de Rodrigues também é lusitana, porém adaptada ao longo dos anos pelos imigrantes das antigas “capitanias hereditárias”. Desse modo, há diversos “Rodrigues” registrados na Espanha e nos países que foram colonizados por ela.
Santos
Outro sobrenome muito comum é “Santos”, que remete aos dogmas da Igreja Católica e a ideia de “santo”. Contudo, não há registros que possa indicar qual país deu início a herança do sobrenome.
Porém, há uma teoria: estima-se que os cavaleiros ibéricos da Idade Medieval que nasciam no dia dos Santos recebiam o mesmo sobrenome. Outra possibilidade é que o sobrenome significa bênção absoluta, como se a pessoa fosse abençoada pela natureza.
Oliveira
Se você imagina que esse sobrenome tenha algo a ver com quem cuidava da árvore Oliveira, saiba que você está certo. Os “Oliveiras” remetem as pessoas que cuidavam da colheita das olivas, geralmente utilizado mais como uma designação do que como um nome.
Dessa forma, o primeiro nome registrado dessa forma foi o de Pedro Oliveira, diretamente de Portugal. Pedro era dono de olivais no país durante o século XIII.
Souza
Os “Souzas”, seja com s ou com z, remete a palavra “saxa”, que significa “rocha”. Com origem portuguesa, os “Souzas” eram as pessoas que viviam na margem do rio Sousa, no Norte de Portugal. Com o passar dos anos, o nome foi sofrendo algumas modificações, principalmente do “S” para o “Z”.
Essas mudanças aconteceram principalmente para que o sobrenome pudesse ser falado pelos idiomas dos indígenas e dos africanos escravizados.