Destaques do dia: Começa o Bolsa Família de maio; IBGE vai contratar 8 mil temporários; Ciclone extratropical provoca ventania na costa do Sudeste; Senacon vai monitorar queda no preço dos combustíveis no país (18/05)

Concurso para temporários do IBGE, ventania no Sudeste do país e monitoramento dos preços dos combustíveis são destaques nesta quinta-feira (18).



Esta quinta-feira (18) já começa animada com o começo do pagamento do Bolsa Família de maio em todo o país, além do anúncio do concurso de temporários com mais de 8 mil vagas para o Censo do IBGE.

Leia também: Reforma tributária vem aí! Cashback de impostos pode atingir TODO o Brasil

Além disso, a ventonia no litoral do Sudeste que viralizou nas redes sociais nos últimos dias é explicada por um ciclone extratropical e novos alertas são emitidos. Por último, a promessa de que os combustíveis terão seu preço monitorado pelos Procons em todo país após a queda do valor para as distribuidoras. Veja abaixo.

Bolsa Família

O pagamento do Bolsa Família referente ao mês de maio começa hoje. O benefício é destinado às famílias beneficiárias, que receberão o valor de R$ 600, com um adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos de idade.

O calendário de pagamento segue a ordem do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar, e é possível consultar a data de recebimento por meio dos aplicativos Bolsa Família ou CAIXA Tem, onde o dinheiro pode ser movimentado digitalmente incluindo transferências, pagamentos de contas e realização de PIX.

Concurso do IBGE

O governo federal autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a realizar um concurso para contratar mais de 8 mil funcionários temporários visando a realização do Censo Demográfico de 2022. Os contratos terão validade de um ano, com possibilidade de prorrogação, e os cargos abrangem agentes de pesquisas, supervisores e codificadores, entre outros.

Os salários ainda serão definidos pelo IBGE, que tem até seis meses para publicar o edital. O Censo, que teve seus resultados adiados devido à baixa resposta na coleta de dados, deveria ter sido concluído em 2020, mas foi adiado devido à pandemia de Covid-19 e problemas de financiamento.

Ventania no Litoral

Um ciclone extratropical de grandes proporções está se movendo sobre o oceano ao largo da costa do Sudeste do Brasil. Embora o sistema esteja se afastando do país, está causando ventos fortes sobre o mar, resultando em um mar agitado. A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca ao longo do litoral do Sudeste, com ondas que podem atingir de 2,5 a 3,0 metros de altura, válido até sexta-feira (19).

Além disso, um alerta de ventos fortes foi emitido para a área costeira entre Maricá (RJ) e Vitória (ES), válido até quinta-feira. As plataformas de petróleo da Petrobrás na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, estão experimentando rajadas intensas de vento causadas pelo ciclone, e algumas nuvens associadas a ele podem resultar em pancadas de chuva leve no litoral do Rio de Janeiro.

De olho nos combustíveis

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu um ofício solicitando aos Procons estaduais e municipais que monitorem os postos de combustíveis em todo o país, verificando se a redução nos preços médios da gasolina e do diesel repassada às distribuidoras está chegando aos consumidores. O objetivo é garantir que essa redução seja efetivamente refletida nos preços para os consumidores.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, enfatizou a importância desse monitoramento para evitar aumentos suspeitos nos preços antes do anúncio da queda pela Petrobras. Caso sejam identificadas práticas irregulares, as devidas fiscalizações serão realizadas e sanções aplicadas, a fim de proteger os direitos dos consumidores e garantir a concorrência justa no mercado de combustíveis.




Voltar ao topo

Deixe um comentário