Geração Z é um nome dado para o grupo de indivíduos nascidos entre o final dos anos 1990 e meados de 2010. São concebidos como aqueles que nasceram em um ambiente amplamente digital e com maior consciência social.
Veja também: Pessoas com inteligência emocional dizem estas 5 frases no trabalho
É evidente que existem várias diferenças entre as gerações em diferentes esferas da vida. Porém, pessoas que pertencem às outras gerações, podem sentir maior dificuldade em lidar com pessoas da Geração Z. É o caso da pesquisa de hoje, que aponta que 3 em 4 gerentes, que fizeram parte dos pesquisados, acham difícil trabalhar com pessoas do tipo.
3 em cada 4 gerentes acham complicado lidar com a Geração Z no trabalho
O Resume Builder encomendou uma pesquisa que entrevistou 1.344 gerentes e líderes empresariais. Foi descoberto que 74% dos integrantes acreditam que a Gen Z é mais difícil de trabalhar do que outras gerações.
As motivações variam:
– Os principais motivos pelos quais eles acham difícil trabalhar com a GenZ é a falta de habilidades tecnológicas (39%), esforço (37%) e motivação (37%).
– 65% dizem que precisam demitir ‘GenZers’ com mais frequência do que funcionários pertencentes a outras gerações
– 12% demitiram um ‘Genzer’ menos de uma semana após a data de início no ambiente de trabalho.
– Ser facilmente ofendido é uma das principais razões pelas quais os GenZs são demitidos
– 36% dos entrevistados relataram habilidades de comunicação ruins entre seus jovens contratados.
1 em cada 3 gerentes preferem contratar Millennials
Os Millennials fazem parte da geração Y. Geralmente, são aqueles nascidos entre o início dos anos 1980 e o final dos anos 1990. Daqueles que acreditam que a geração Z é complicada de lidar no ambiente de trabalho, 34% desta totalidade prefere trabalhar com os Millennials. Para eles, o principal motivo está na produtividade e nas melhores habilidades tecnológicas.
Como resolver essas questões?
A pandemia teve um grande impacto. Para muitos, foi o primeiro trabalho de vida deles. Devido ao afastamento, houve um déficit nas habilidades sociais das pessoas mais jovens.
Além disso, ainda falando sobre as dificuldades, um dos entrevistados disse que falta etiqueta no escritório entre os seus funcionários. Outro comentou que o vício em telefone prejudica a cultura do escritório ao ver os seus funcionários mantendo a cabeça baixa o tempo todo.
É preciso considerar que a pesquisa foi feita em um país totalmente diferente e que existem diferentes impactos na forma como cada um se encaixa num emprego, por mais que ainda compartilhe algumas semelhanças.
Assim como qualquer outra geração, ela pode ser genial e trazer ótimos resultados para o negócio. Especialmente, no aspecto da tecnologia, visto que é algo quase que obrigatório nas relações dos jovens. É recomendável ser criado um ambiente em que todos se sintam confortáveis seguindo suas regras e que seja trabalhado as reconhecidas dificuldades acima, de um modo que seja bom para todos.