As ligações de telemarketing são fontes de dor de cabeça para toda a população do Brasil, visto que, muitas vezes, elas são insistentes e causam interrupções inconvenientes durante o dia a dia. Segundo dados da companhia Deep Center, o brasileiro recebeu, em média, 258 ligações desse tipo durante o mês de agosto de 2021.
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Ao longo dos anos, o número de chamadas só aumentou com a adição das ligações feitas por robôs. De acordo com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre 15 e 21 de janeiro deste ano, o país registrou uma média de 2,47 bilhões de ligações feitas deste tipo a cada semana.
Felizmente, para não passar por esse problema, considerado por muitos como muito irritante, há maneiras de evitar essas chamadas indesejadas, como se cadastrar no Cadastro Nacional de Não Perturbe, que é um serviço gratuito oferecido pelo governo. Também dá para contar com a ajuda das operadoras.
Confira as dicas ao longo do texto.
Ligações indesejadas: veja o que fazer para não receber
Como mencionado, uma das principais formas de deixar de ser incomodado constantemente com as ligações é fazer parte do Não Perturbe. Essa é uma lista nacional voltada para quem não deseja receber chamadas de telemarketing de empresas cadastradas dos setores de telecomunicações, assim como de instituições financeiras que ligam para oferecer opções de empréstimo e cartão de crédito.
Segundo o governo, até agosto de 2022, a lista recebeu cadastros de 5,7 milhões de usuários.
Outra forma é buscar ajuda com as próprias operadoras de telefonia que, geralmente, disponibilizam alternativas para que os usuários deixem de receber essas chamadas, como ao adicionar o número em uma lista de exclusão.
Ainda há outras maneiras que podem ser feitas diretamente no celular da pessoa, como a opção de bloquear números desconhecidos que não fazem parte da lista de contatos. Muitos smartphones têm essa funcionalidade. Além disso, dá para evitar divulgar o número pessoal. Isso pode ser uma boa saída para reduzir a quantidade de chamadas.
Por fim, se nenhuma dessas práticas está gerando o resultado esperado, o usuário deve recorrer às reclamações que podem ser feitas diretamente com as operadoras e com a Anatel. A depender da situação, ela pode adotar medidas adicionais para solucionar o problema.