Fraude no pedido de reembolso prejudica beneficiários de plano de saúde

Planos de saúde estão enfrentando problemas com reembolso. O sistema está sofrendo com práticas criminosas. Por essa razão, empresas estão adotando medida drástica.



Empresas que fornecem plano de saúde estão enfrentando graves problemas com uma onda de fraudes envolvendo o reembolso de despesas médicas aos usuários. Segundo o setor, as instituições registraram um recorde do repasse dos valores, alcançando R$ 10,9 bilhões. A alegação é de que o aumento está relacionado à aplicação de golpes.

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Com o intuito de frear o problema e garantir a integridade do sistema de reembolso, as organizações estão implementando novas políticas. Uma delas é exigir comprovantes bancários para liberar o pagamento.

As empresas mostram que houve um aumento progressivo do número de reembolso, visto que foi pago R$ 10,9 bilhões em 2022 e R$ 9 bilhões em 2021, o que representa um aumento de 21,1%. Diante disso, as instituições estão buscando maneiras de proteger os beneficiários e preservar a confiabilidade dos planos de saúde, que desempenham um papel crucial na assistência médica e bem-estar da população.

Anteriormente, para solicitar o recurso, era necessário apresentar o comprovante de atendimento acompanhado da nota fiscal referente ao procedimento, seguindo todas as regras atuais de saúde suplementar. Agora, para receber a devolução, também será necessário mostrar o comprovante bancário atestando o valor pago ao médico.

A ideia é combater a prática ilegal, além de verificar se o serviço foi realmente prestado. As fraudes acontecem de diversas maneiras, com pedidos de exames em excesso ou sem necessidade, internações que não acontecem ou que apresentam tempo excessivo, uso de materiais superfaturados, exames com códigos diferentes dos que foram efetuados e até mesmo o retorno de consultas entram nessa lista.

O que fazer para não ter pedido de reembolso negado?

Por essa razão, usuários de planos podem enfrentar certa dificuldade ao solicitar o reembolso. Para não passar por problemas, como ao ter algum pedido negado, é importante ficar atento a certas práticas. A primeira delas é não compartilhar login e senha com terceiros, pois os golpistas podem alterar valores de reembolso ou até pedir por quantias de procedimentos não realizados.

A carterinha também não deve ser compartilhada com ninguém, uma vez que é um documento pessoal e intransferível. O contrato poderá ser suspenso, caso alguma fraude seja identificada. Além disso, o fracionamento de recibos, apresentando datas distintas, também não é permitido.

Por fim, é importante estar atento às ofertas de procedimentos que não são cobertos pelo plano, mas que aceitam essa forma de pagamento. O usuário pode estar sendo vítima de golpe e ainda ser acusado de fraude.




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