scorecardresearch ghost pixel



Frio não dá trégua e avança pelos estados a partir desta quarta (10/05)

Com o avanço da frente fria vinda do Sul do país, os moradores do sudeste podem esperar por temperaturas mais amenas e chuvas durante o dia.



Parece que o frio decidiu chegar de vez em grande parte do país. De acordo com a previsão do Climatempo, as temperaturas ficarão ainda mais baixas a partir desta quarta-feira (10). No sul, as temperaturas mínimas já estão abaixo dos 10ºC, fazendo com que os sulistas precisem se agasalhar cada vez mais. No Sudeste, as temperaturas estão mais amenas, porém serão reduzidas com a chegada das chuvas.

Leia mais: Lula aprova medida que coloca MEIs contra a parede pela 2ª vez consecutiva

Dessa forma, as regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ter geadas e temperaturas próximas dos 0ºC nos próximos dias. No caso do litoral paulista, a mínima será de 20ºC e o tempo permanecerá fechado. Assim, atenção para as chuvas fortes e para o risco de deslizamentos de terra.

Já no Nordeste, o litoral também conta com alerta de chuvas, porém com clima quente durante o dia. O mesmo é previsto para o Norte, porém com pancadas de chuva de menor intensidade. No Centro-Oeste, o tempo fica aberto no Mato Grosso e em Goiás. Em contrapartida, o Mato Grosso do Sul será afetado pelos efeitos da frente fria que atingem o Sudeste.

Tempo seco x chuvas abundantes

Devido ao avanço da frente fria, as pancadas de chuva acontecerão por toda a extensão do Sul, Sudeste e atingirá também parte do Mato Grosso do Sul. No entanto, o centro e o oeste de Minas Gerais continuarão com o tempo firme, devido a massa de ar seco que atua sobre a região.

Essa massa de ar também afetará grande parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, mantendo o tempo estável nessas regiões. Contudo, há uma exceção para o sul da Bahia e o recôncavo Baiano, que vem enfrentando chuvas fortes desde o início da semana. De acordo com a previsão, essas chuvas devem continuar, no mínimo, até a manhã desta quinta-feira (11).

No Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece sendo a responsável por chuvas fortes e volumosas em Roraima e no norte do Amazonas. Por fim, após a passagem da frente fria para o oceano, a Região Sul receberá uma massa de ar seco, que será a responsável por manter o tempo firme em grande parte do país.




Voltar ao topo

Deixe um comentário