Após uma semana de muita chuva, a região Sul do país terá um fim de semana com tempo firme, tudo por conta da chegada de uma massa de ar seco e frio. Além da diminuição das chuvas, diminui também as chances de geada, com o aumento gradual das temperaturas. Assim, as áreas mais altas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul terão dias um pouco mais quentes.
Leia mais: Picanha para todos? Novo preço da carne acende uma luz no fim do túnel
Condição parecida no noroeste de Minas Gerais, partes de Goiás, sul do Tocantins, oeste da Bahia, nordeste do Mato Grosso e sul do Pará. Essas regiões terão o tempo firme, mas com altas temperaturas durante este fim de semana. A condição se dá devido a atuação de uma massa de ar seco, porém quente.
Nas demais áreas do país, ainda são esperadas pancadas de chuva, principalmente nas regiões mais ao norte. Assim, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará ainda devem ficar sob chuva, devido a influência da Zona de Convergência Intertropical. No nordeste, a frente fria chega a região e provoca pancadas isoladas de chuva, com baixos volumes.
Chove nos próximos dias?
Para o fim de semana, o tempo permanecerá firme na maior parte da região centro-sul do país, favorecendo as atividades agrícolas e também os trabalhadores que desejam aproveitar o descanso ao ar livre.
Além disso, pouca chuva é esperada no Nordeste até o dia 17 de maio. No entanto, mesmo que tenha possibilidades de pancadas isoladas na Bahia, oeste de Pernambuco e no Piauí, os acumulados serão insuficientes para reverter a situação aguardada. Dessa forma, mesmo com a longa atuação de uma frente fria ao longo da costa da região, o tempo permanecerá predominantemente firme.
Por fim, os maiores acumulados para os próximos cinco dias estão previstos para acontecerem entre Amazonas e Roraima. Assim, os volumes esperados deverão ficar em torno de 70 milímetros.