Alguns pontos turísticos tradicionais da Terra ainda conseguem surpreender os turistas mesmo sendo conhecidos há muito tempo. É o caso de Machu Picchu, no Peru, já que conta com um ponto curioso em seu domínio, o qual vai além da história local e das construções milenares. Uma “montanha arco-íris” é um dos lugares mais procurados pelos viajantes que buscam novidades em seus passeios.
Veja também: Grana está curta? 9 destinos no Brasil mais baratos para conhecer
A paisagem não é nada comum e chama a tenção pelo show de cores. Chamado de “Montaña de Siete Cores” ou apenas “Montanha Arco-Íris”, o local fica na Cordilheira de Vilcanota, na região Sudeste de Cusco, bem nos Andes. A montanha foi descoberta apenas nos anos 1990 e, ao que tudo indica, surgiu por conta do aquecimento global.
O que é a montanha arco-íris, no Peru?
Até 30 anos atrás, Vinecunca era uma área coberta por gelo, mas este começou a derreter. Com isso, os pesquisadores notaram uma formação geológica que reúne elementos do mar, lacustres e fluviais em um único ambiente. Essa mistura inusitada forma um terreno que lembra muito uma pintura.
Nas fotos compartilhadas pela internet e pelo próprio Ministério do Turismo do Peru é possível ver uma montanha que parece ter sido pintada. Ela realmente se parece com um grande arco-íris formado no solo terrestre. As cores variam entre amarelo, verde, vermelho, azul e roxo, por exemplo.
Isso acontece porque os minerais que foram depositados ali durante milhões de anos acabaram “lavados” pela água do gelo. Eles sofreram um processo de oxidação, como se estivessem enferrujados, dando à montanha vários tons de cores diferentes.
Montanha entrou no mapa turístico há pouco tempo
A inclusão da área em um mapa turístico aconteceu há pouco tempo, menos de 10 anos. Porém, como era de se esperar, as trilhas que levam ao monte do “arco-íris” se tornaram famosas e estão entre os lugares mais cobiçados para se conhecer.
Segundo o site Business Insider, a região está entre os 100 lugares da Terra que todo mundo deveria conhecer antes de morrer.