Você já recebeu dezenas de ligações, daquelas de três segundos nas quais ninguém fala nada? Bem, nós também. Sempre quis saber quem é o responsável pela chamada? Uma medida anunciada recentemente pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) pode fornecer uma solução muito eficiente para essa questão.
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Segundo o comunicado, a agência vai disponibilizar um sistema que exibirá na tela do celular a identificação da empresa que está ligando, assim como um logotipo e o motivo da chamada. Veja mais detalhes ao longo do texto.
Sistema identificará empresas e mostrará o motivo das ligações
A proposta visa trazer mais transparência às ligações e vai oferecer ao brasileiro a chance de decidir se prefere atender ou não a chamada naquele momento. Além disso, as pessoas que forem alvos das ligações abusivas, aquelas que são constantes e com poucos minutos de duração, poderão identificá-las e bloqueá-las.
A novidade também pode beneficiar as empresas, já que a taxa de resposta de ligações podem aumentar, uma vez que os usuários vão saber o motivo real de aquela ligação estar sendo feita.
Até o momento, não há informações sobre quando esse novo método será implementado, mas a Anatel estima que os primeiros testes serão efetuados ainda em 2023. A verificação de autenticidade pode prevenir tentativas de fraude envolvendo a alteração de números telefônicos.
Dessa maneira, aqueles que recebem chamadas terão a garantia de que estão sendo contatados por uma empresa legítima, não por um criminoso tentando aplicar um golpe ao se passar por um banco, por exemplo.
Não é esperado que haja custo adicional para o consumidor ligado a esse serviço.
Em meio ao cenário em que a população recebe constantemente ligações de telemarketing abusivo, a agência reguladora jogou um balde água fria na população ao também anunciar que a medida cautelar para o bloqueio de operadoras que realizam mais cem mil chamadas por dia, usando robôs, foi prorrogada.
O prazo segue estendido até 30 de abril de 2024, contudo 564 usuários que descumpriram as regras já foram bloqueados. Além disso, 63 bilhões de chamadas curtas deixaram de ser efetuadas desde que a ação começou a ser colocada em prática.