Embora o detergente seja um material muito popular em todas as casas, é preciso usá-lo da forma correta. Alguns materiais são sensíveis a produtos químicos, como o sabão de lavar louça. Sendo assim, para evitar que determinadas superfícies fiquem danificadas, é melhor ter cuidado. Confira alguns itens que você não deve higienizar com detergentes, incluindo a própria pele.
Veja também: Por que os detergentes são coloridos? Motivo vai te deixar de queixo caído
1. Mãos e o rosto
Detergente não é cosmético, então não aplique diretamente na pele, nem que seja para lavar as mãos. Procure usar luva quando estiver lavando a louça e limpando a casa durante a faxina. Os componentes podem provocar alergias e ressecamento.
2. Seda
Se você tiver uma roupa de seda verdadeira, não use sabão neutro de louças para lavá-lo, devido a sua fragilidade. Essa prática costuma desfiar a peça, deixando-a cheia de fios soltos. Use produtos específicos para roupas delicadas manualmente.
3. Ferro
Os detergentes desgastam o revestimento antiaderente das panelas, portanto, priorize outras alternativas. Nesse caso, sal, bicarbonato de sódio e um pouco de vinagre facilitam a limpeza e são mais eficientes na remoção de gordura.
4. Carros
Da mesma forma que a fórmula do sabão corrói superfícies de metais, o carro tende a perder a qualidade da pintura em contato com esses resíduos. Existem inúmeros limpantes fabricados especificamente para esse fim.
5. Piso de madeira
Geralmente, o lavador de louças gera muita umidade, e ao ser absorvida pelo piso de madeira, forma bolor. A partir desse problema, o chão pode apodrecer, tornando a aparência da casa ruim, além do mau odor e custo de reforma.
Agora que você já sabe que, além da própria pele, existem alguns objetos que não devem ser higienizados com sabão detergente. Procure usar os produtos para seus fins corretos, visando não ter prejuízos. Mãos, rosto, tecidos de seda, ferro, carros e pisos de madeira devem ficar longe desse material de limpeza.