Os PERIGOS de tomar café da forma errada; 3 dicas para proteger sua boca

Poucas pessoas se preocupam com isso, infelizmente, mas o café pode causar danos na saúde bucal das pessoas que o consome. Veja quais são eles.



O café é uma das bebidas mais apreciadas no Brasil e no mundo. Quanto a isso não restam dúvidas. No entanto, se tomado de forma desmedida, o líquido pode causar problemas para os dentes, por exemplo.

Veja também: Café com gosto de velho? A culpa pode ser do coador; veja como lavá-lo

Isso acontece por conta da própria acidez do café, mas não só. O açúcar e outros ingredientes adicionados são prejudiciais para a saúde bucal e podem causar cáries, danos ósseos e de proteção.

Dicas para usar na hora de tomar café

Se você tem preocupação com a saúde da sua boca é preciso entender como o café pode ser consumido de forma segura, sem gerar danos e efeitos colaterais ruins.

Confira quais são as formas de tomar café com segurança, sem comprometer a saúde dos seus dentes e da boca como um todo.

1. Deixe para tomar de manhã

O consumo de café pode acontecer durante o dia todo. Algumas pessoas tomam a bebida até mesmo à noite, o que pode prejudicar muito a qualidade do sono.

Estudos recentemente mostram que tomar café depois das 14h é uma má ideia para quem quer dormir profundamente e com qualidade. Além disso, o excesso de açúcar ajuda no ganho de peso e faz mal para os dentes.

É por isso que o mais indicado é manter o consumo restrito apenas pela manhã, evitando que ocorra em outros horários.

2. Espere 20 minutos antes de escovar

Os dados mais recentes sobre o assunto, dizem para esperar 20 minutos, pelo menos, depois de tomar café para escovar os dentes.

Isso porque fazer a escovação de imediato pode tornar os dentes mais sensíveis à acidez e, ao longo do tempo, o esmalte ficará prejudicado.

3. Tome café de canudo

Por fim, a depender do tipo de café que você gosta de tomar, usar um canudo pode ser uma ideia interessante para proteger sua boca e seus dentes do líquido e dos aditivos que foram colocados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário