Os usuários da carteira digital PayPal ficaram desanimados ao receber um comunicado da empresa informando que um dos principais serviços de pagamento virtual deixará de trabalhar com o PIX. A companhia enviou uma mensagem aos seus clientes na última terça-feira, 9, avisando que não aceitará pagamento deste tipo.
Leia mais: PIX não será mais o mesmo após o novo anúncio do Banco Central
A ferramenta se tornou um dos meios de transações financeiras mais usados entre os brasileiros, alcançando 523,2 milhões de chaves cadastradas até o momento, segundo o Governo Federal.
O anúncio, enviado por e-mail aos consumidores, afirmou que o PayPal “não é mais um participante do arranjo PIX e, desta forma, todas as funcionalidades do PIX foram descontinuadas”. A medida foi recebida pelos clientes com surpresa. Eles rapidamente publicaram posts nas redes sociais mensagens manifestando o descontentamento.
PayPal abandona PIX: clientes desaprovam
Com a funcionalidade cancelada, usuários não poderão usar as praticidades do mecanismo desenvolvido pelo Banco Central e terão que buscar alternativas para realizar transações. Muitos consideraram a ação um retrocesso, mas outros se perguntaram o que aconteceu para que o método de pagamento deixasse de fazer parte da plataforma.
A mensagem do PayPal ainda incentivou os clientes a continuar usando a carteira digital, além de aproveitar todas as vantagens que a empresa disponibiliza. Enquanto isso, no Twitter, os consumidores relatam que descobriram a novidade de forma constrangedora: na hora de pagar as compras, vendo que a ação havia sido recusada.
Com o abandono do PIX, os brasileiros terão que recorrer a outras opções do mercado financeiro, como a plataforma Mercado Pago e PicPay, que funcionam de formas similares. O que não podemos deixar de mencionar é que o cartão de crédito e débito ainda são formas de pagamento muito usadas no PayPal.
Os aplicativos mencionados estão disponíveis para Android e iOS.
O PayPal ganhou popularidade no país por ser uma ferramenta de pagamentos rápida, prática e segura. Uma compra pode ser finalizada em poucos cliques, e os clientes não precisam se preocupar com os dados do cartão ou conta bancária quando quiserem fazer uma compra. Apenas o endereço de e-mail e senha são necessários para o processo.