Perfeccionismo é só o início: como reconhecer a Síndrome do Super-herói?

Sabia que o complexo de Superman pode prejudicar bastante as relações? Veja por que as pessoas querem controlar a vida dos outros.



Sabe aquele tipo de pessoa que desconfia da capacidade dos outros? Ela pensa que é dona da razão e de todo o conhecimento. Este é o complexo de Superman, provocado por uma enorme desconfiança nos outros e de uma ideia de que apenas ela consegue fazer tudo com perfeição. Veja quais são as características daqueles com este complexo.

Leia mais: Já te chamaram de perfeccionista? Teste do bombom vai tirar a prova

As pessoas que vivem nessa situação são aquelas que tendem a puxar todos os trabalhos, tarefas e responsabilidades para elas. Não conseguem confiar nos demais membros das equipes e até da família, então querem fazer tudo por conta própria por acreditar que somente assim vão conseguir alcançar a perfeição que tanto esperam.

Complexo de Super-herói

A mentalidade dos indivíduos com o complexo de super-herói pode prejudicar e muito os relacionamentos pessoais e até profissionais. Os outros tendem a se sentir constrangidos, diminuídos e até ofendidos com algumas ações.

Algumas características comuns às pessoas com a síndrome em questão são:

1) Perfeccionismo: são perfeccionistas e pensam que somente elas conseguem fazer as coisas do jeito certo, logo os demais vão deixar a desejar em alguma etapa do processo. Acabam por se esforçar mais do que deveriam em trabalhos em equipe, se cansam e ficam aborrecidas.

2) Senso exagerado de responsabilidade: elas se sentem sobrecarregadas, mesmo que seja por consequência das próprias ações, visto que buscam responsabilidades adicionais e não conseguem delegar tarefas a ponto de chegar ao esgotamento.

3) Necessidade de controle: são pessoas controladoras, que se sentem “chefes” de todos os grupos. Algumas chegam a achar que podem definir o que cada um deve fazer ou pensar. O comportamento pode provocar conflitos com os outros e acabar com os relacionamentos interpessoais.

4) Dificuldade em aceitar ajuda: não aceitam que os outros colaborem com nada, em nenhuma etapa de qualquer trabalho. É como se fossem invencíveis. Não conseguem contar com a ajuda dos outros por sentirem que, assim, estariam vulneráveis ou fracas.

5) Desapego emocional: se tornam muito frias e distantes, o que acaba deixando dúvidas nos relacionamentos que têm. É quase como se ninguém realmente importasse para a pessoa com o complexo de Superman.

6) Negligenciar as próprias necessidades: não percebem quando precisam desacelerar para cuidar mais das necessidades físicas, emocionais e sociais. Por isso, deixam de lado a saúde e o zelo com o bem-estar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário