Muitas pessoas gostam de usar utensílios de madeira na cozinha, seja pela estética ou praticidade. No entanto, esses materiais costumam acumular sujidades e microrganismos. É por isso que a maioria dos restaurantes profissionais evita manter esses objetos no local de trabalho. Entenda por que colheres e tábuas de madeira podem comprometer a qualidade dos alimentos.
Veja também: Muito além da cozinha: descubra como a esponja pode ser usada para gelar bebidas e cultivar plantas
Pare de usar utensílios de madeira na cozinha!
1. A porosidade da madeira absorve bactérias
A madeira é um material poroso, ou seja, absorve líquidos e bactérias presentes nos alimentos. Se não for devidamente limpa e seca após o uso, a umidade leva ao crescimento de microorganismos. Portanto, aumenta o risco de contaminação cruzada, principalmente no preparo de carnes e demais produtos de origem animal.
2. Esses materiais costumam ficar com mau odor
Gradualmente, ocorre o acúmulo de odores de ingredientes aromáticos, como alho ou cebola. Isso resulta em uma transferência indesejada de sabores e odores para a comida. Sendo assim, a colher de pau que muitos brasileiros usam não é tão higiênica quanto parece, e deve ser substituída por silicone, bambu ou inox.
3. É preciso secar os utensílios imediatamente
Você sempre seca a louça após lavar todos os pratos e panelas? Nem sempre resta energia para finalizar o serviço, e tudo fica no escorredor. Nesse estágio, objetos de madeira ficam úmidos, atraindo bactérias e fungos. Além de danificar o utensílio, esses germes podem causar infecções e outras doenças.
4. Escolha o material correto para cozinhar
Conforme mencionado, existem outros materiais para cozinhar de forma segura, reduzindo o risco de contaminações. Por exemplo, o silicone é recomendado na confeitaria, finalizações e cozimentos de baixa temperatura. Já o aço inoxidável suporta temperaturas mais altas, e o bambu é uma opção sustentável.
Agora que você já sabe o motivo pelo qual não deve manter utensílios de madeira na sua cozinha, substitua-os por inox, bambu e silicone. Essa substituição garante que os seus alimentos sejam preparados de forma higiênica.