Posso dormir com meu pet na cama? Veja o que é permitido neste caso

Entenda os riscos e tudo o que precisa saber para dormir com seu animal na mesma cama. Tire as dúvidas para a experiência poder ser saudável.



Você ama seus pets e quer deixá-los dormirem na cama com você, mas tem certo receio de que isso pode ser prejudicial? Essa é uma dúvida muito comum que deve ser tratada com seriedade. Afinal, dormir com o animal de estimação requer um certo conhecimento. Por isso, separamos informações para quem tem cães e gatos e quer que dormir ao lado deles.

Veja também: Ter um pet em casa deixa o dia mais leve e alivia o estresse, diz estudo

Faz mal deixar o cachorro subir e dormir na cama?

A verdade é que não existe uma resposta consensual para esta pergunta. O motivo é bastante simples: cada situação demanda um tipo de cuidado. Não dá para simplesmente dizer que sim e que tudo bem o cachorro dormir na mesma cama que você. Também não tem como afirmar que o certo é proibir.

O que importa são os cuidados que se toma para manter esse hábito. O vínculo entre tutor e animal se fortalece bastante diante da proximidade entre ambos. Dormir na mesma cama pode ser muito gostoso e uma excelente experiência. Para garantir que seja saudável, atente-se para as seguintes circunstâncias:

  • Mantenha a vacinação de seu cachorro em dia;
  • Certifique-se de que o animal está vermifugado e livre de parasitas;
  • O cachorro deve estar tosado higienicamente para evitar proliferação de germes e bactérias;
  • Dê banhos regulares em seu pet para que ele se mantenha limpo e saudável.

Caso você tenha alergias ao pelo do animal ou o hábito de dividir a cama lhe incomoda, compre uma para o pet. Deite ao lado dele para que se acostume com o novo ambiente de sono. Quando acordarem, brinquem e divirtam-se a valer.

E com gato, pode dormir?

Dormir com gato é uma escolha do felino? Saiba que isso pode acontecer, já que a personalidade desses animais é bem diferente dos demais pets. Ele costuma escolher o que quer e o que não quer fazer, sem dar brecha para que haja outro tipo de opção.

Desconfiados por natureza, quando os gatos desejam dormir com os donos é sinal de que eles reconhecem a pessoa como integrante de sua família, por mais que sejam bem diferentes fisicamente. O gato respeita o tutor e se sente seguro ao lado dele.

Existem riscos de dormir com gato na mesma cama?

Existem alguns riscos em dormir com gato na mesma cama que você usa. No entanto, eles devem servir como alerta para que você identifique os sintomas.

De todo modo, se a higiene adequada for mantida, há mais segurança em compartilhar o leito com o seu querido bichano.

O principal risco de dormir com gatos na mesma cama são as micoses. Qualquer alteração na sua pele deve ser motivo para procurar um especialista.

Além disso, garanta que a cama esteja sempre limpa e desinfetada, além de ficar de olho se o seu gato não apresenta nenhum sintoma. Alguns podem ter dermatofitose, com queda de pelos e irritações na pele, mas o problema não é transmissível aos humanos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário