Feriados são dias que celebração que os trabalhadores geralmente usam para descansar ou viajar. Isso devido a obrigatoriedade que os municípios possuem de fechar as escolar, empresas, órgãos governamentais e ofertar o dia para que os cidadãos possam aproveitar da maneira que decidirem. Esses feriados podem ser nacionais ou regionais, devido a datas cívicas, religiosas ou culturais.
Veja também: Não é só Dia do Trabalhador: ao todo, maio tem 10 feriados; veja as datas.
Dentre essas datas, está a de Corpus Christi. Um feriado cristão, que celebra a presença do corpo e sangue de Jesus Cristo na Eucaristia. Mesmo não sendo considerado um feriado nacional, o Corpus Christi é folga municipal em grande parte das capitais brasileiras em todo o país.
No último ano, o governo determinou o ponto facultativo nos órgãos públicos na quinta e na sexta-feira. Em 2023, os trabalhadores estão curiosos para saber se esse feito será repetido esse ano e se eles já podem programar uma viagem para o feriado de 4 dias.
Onde Corpus Christi é feriado municipal?
Por não ser um feriado nacional, a data só possui folga obrigatória para os municípios que adotam o feriado em seu calendário individual. Dessa forma, as capitais do país que contam com o feriado de Corpus Christi são:
- Aracaju;
- Belo Horizonte;
- Belém;
- Campo Grande;
- Cuiabá;
- Curitiba;
- Florianópolis;
- Fortaleza;
- Goiânia;
- João Pessoa;
- Macapá;
- Maceió;
- Manaus;
- Natal;
- Porto Alegre;
- Rio de Janeiro;
- Salvador;
- Teresina;
- Vitória.
Dessa forma, no dia 8 de junho, as pessoas que trabalham nessas cidades não terão expediente na quinta-feira. Em relação a folga de sexta, ela ficará a critério das empresas e repartições, visto que o feriado é considerado somente no dia 8 (quinta-feira). Já as cidades que possuem Corpus Christi como ponto facultativo, as empresas deverão decidir se irão liberar ou não os seus colaboradores.
Por fim, em relação ao funcionamento dos estabelecimentos, nas cidades em que for feriado municipal, os comércios não estarão funcionando, visto a obrigatoriedade da folga. Já onde a data é ponto facultativo, o funcionamento do estabelecimento fica a critério dos donos.