scorecardresearch ghost pixel



Proibidos! 5 alimentos que NUNCA devem ser aquecidos no micro-ondas

O micro-ondas com certeza é um dos eletrodomésticos mais úteis da cozinha, mas existem alguns alimentos que não devem ser aquecidos nesse forno.



Atualmente, o micro-ondas é um produto que as pessoas gostam de manter na cozinha por praticidade. Na hora de esquentar o almoço, nada melhor do que deixar a marmita apenas 3 minutos no aparelho. No entanto, algumas comidas podem passar por contaminação e sofrer alterações durante o aquecimento por radiação. Veja quais são os alimentos que não devem ser aquecidos no micro-ondas. 

Veja também: Queridinhos! 7 alimentos mais pedidos de redes de fast-food no Brasil

Estes são os alimentos que não podem ser aquecidos no micro-ondas 

1. Pizza

A pizza tem uma variedade de recheios que podem não ser aquecidos de maneira uniforme, prejudicando a experiência de consumo. Uma forma prática e higiênica de reaquecer esse aperitivo é usando uma frigideira semi tampada. 

2. Batatas

O aquecimento do forno micro-ondas nem sempre atinge a temperatura adequada para matar as bactérias. No caso das batatas, que apresentam a substância Clostridium Botulinum, o botulismo, é preciso estar atento. Esquente a batata apenas no fogo, no intuito de evitar intoxicação alimentar. 

3. Cogumelos

Considerando que os cogumelos muitas vezes não são lavados e podem estar associados a outros fungos, deve ser preparado a temperaturas acima de 70 ºC. Sendo assim, prefira panelas e fornos potentes. 

4. Pratos com ovos 

Embora seja possível cozinhar ovos no micro-ondas, esse processo é feito de forma lenta e não mata a Salmonela. Essas bactérias, quando não morrem, comprometem a saúde humana, com partículas tóxicas. 

5. Buffet de comida

Sabe aquelas comidas que ficam em buffets de restaurantes, expostas durante horas? Essas refeições não devem ser reaquecidas, pois, isso aumenta a proliferação de bactérias por manipulação. 

Ao usar o micro-ondas, lembre-se que ele é um eletrodoméstico que deve ser usado para pequenos preparos e apenas aquecimento. Cozinhar um alimento cru do zero, não é recomendado pelas organizações de saúde, como a Food and Drug Administration, dos Estados Unidos. Portanto, siga as orientações para proteger o seu bem-estar e das pessoas que consomem esses alimentos. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário