É indiscutível que a tecnologia transformou a forma como nos comunicamos, trabalhamos e nos divertimos. No entanto, a queda de um smartphone pode ser motivo de grande dor de cabeça para muitos usuários, especialmente quando a tela se racha e precisamos consertá-la. A dificuldade em encontrar peças, a alta taxa de reparo e o tempo de espera para que o aparelho fique pronto em assistências técnicas oficiais são fatores que tornam esse processo ainda mais desafiador.
Veja também: Pare de detonar a bateria do seu celular com estes 7 erros ‘inofensivos’
O direito de poder consertar em casa
É nesse cenário que surge o movimento americano Direito ao Reparo (Right to Repair), que exige que todas as fabricantes de produtos eletrônicos disponibilizem ferramentas, peças e instruções de reparo para consumidores e lojas independentes. A Apple, por exemplo, já oferece esses recursos desde 2021.
Pesquisa sobre os smartphones mais fáceis de consertar
Diante disso, a ElectronicsHub realizou uma pesquisa para listar os smartphones mais fáceis e difíceis de se consertar em casa. Os critérios usados para a pesquisa foram o tempo médio de conserto e o grau de facilidade ou dificuldade do reparo.
Os iPhones e aparelhos mais fáceis de reparar você mesmo
Dos dez mais fáceis, a Apple conseguiu emplacar quatro modelos, sendo o iPhone 11 Pro Max o melhor colocado da marca, em quarto lugar, perdendo para os modelos Samsung Galaxy S22 Ultra, Samsung Galaxy A40 e Moto G7 da Motorola que ficou em primeiro lugar. Entre as outras posições, temos o iPhone 13 em 5º lugar, o iPhone 14 em 8º e o iPhone 12 na 10ª colocação.
Essa pesquisa destaca a importância de se considerar a facilidade de reparo na hora de escolher um smartphone. Afinal, um aparelho que é mais fácil de ser consertado pode prolongar sua vida útil e reduzir o impacto ambiental da produção de novos dispositivos.
Fonte: https://www.electronicshub.org/the-easiest-and-hardest-smartphones-to-repair-at-home/