As Ilhas Maurício são famosas por vários motivos, mas o principal deles está nas belezas naturais que o local oferece aos turistas. O arquipélago está a quase 2 mil km do litoral africano e tem se tornado destaque por uma de suas curiosidades. Foto mostram algo que parece ser uma cachoeira no fundo do mar. Mas será que isso é verdade mesmo?
Veja também: Sonha morar na praia? ESTA é a cidade com o melhor custo de vida
Cachoeira no fundo do mar existe mesmo?
O local tem até nome é conhecido como a cachoeira subaquática de Port Louis. No entanto, a verdade é que não se trata de uma “queda d’água”, como o nome sugere. Localizado na península Le Morne, fotos aéreas mostram uma falha no assoalho oceânico que lembra muito a formação de cachoeiras.
De acordo com reportagem da CNN norte-americana, o fenômeno é uma ilusão de ótica que pode ser vista apenas por quem sobrevoa a região ou observa alguma foto tirada do alto. Aliás, não à toa que existem até passeios turísticos feitos em helicópteros para observar o fenômeno ilusório.
Por que parece ter uma cachoeira no fundo do mar?
A tal cachoeira no fundo do mar é uma ilusão que ocorre por conta da formação geológica das Ilhas Maurício. O local é a junção de várias formações rochosas, o qual inclui ilhas e arquipélagos como Agalega, Tromelin, Atol de São Brandão, Rodrigues e Reunião.
O local tem uma formação diferente daquela que é costumeiramente vista dos continentes. Verdade é que a tal cachoeira no fundo do mar é apenas uma abertura geológica íngreme e repentina de uma porção de terra para o alto oceano.
Basta olhar outras imagens para entender melhor o funcionamento daquela região. A própria formação das ondas em seu entorno mostra como a faixa de terra é curta e fica profunda de forma repentina.
Logo, não se trata de cachoeira no fundo do mar, apenas das próprias características comuns do próprio oceano terrestres.