scorecardresearch ghost pixel



Se você dirige mal, ciência explica: a culpa pode ser dos seus pais

Confira como um motorista pode adquirir maus hábitos no volante apenas por conta da maneira como o pai ou a mãe costumava dirigir.



Você sente que poderia ser um motorista melhor ou mais precavido? Saiba que as habilidades atrás do volante (ou a falta delas) podem não ser apenas culta sua. Uma pesquisa da Scrap Car Comparison chegou à conclusão de que a capacidade de dirigir ou de fazer “barbeiragens” pelas ruas pode estar ligada a fatores parentais de cada pessoa.

Veja também: ISSO é o que ninguém te conta sobre dirigir com o vidro aberto: ATENÇÃO

Dirigir mal pode ser culpa dos seus pais também?

Conforme os dados do estudo, se os pais de uma pessoa costumam dirigir de modo perigoso e imprudente, é bem provável que esse indivíduo também faça isso.

Para chegar nessa conclusão, foram entrevistadas 500 pessoas que nunca foram autuadas no trânsito e outras 500 que já receberam algum tipo de multa. Ao analisar as informações coletadas, os pesquisadores notaram que as pessoas que infringiram as regras tinham essa tendência nos pais.

Quase 66% dos entrevistados que já receberam multa citaram que os pais também cometiam ou cometeram infrações similares.

Filhos de maus motoristas têm, pelo menos, 1 ponto na carteira

Ainda segundo o estudo, os filhos de pais que costumam dirigir mal têm, pelo menos, 1 ponto de infração na carteira de motorista. 12% dessas pessoas apresentam 4 ou mais pontos de infrações no trânsito.

Por outro lado, aqueles entrevistados que cresceram observando os pais agirem de forma correta não tem pontos na CNH. Apenas 3% tiveram alguma penalização de trânsito por dirigir de forma imprudente.

Os próprios motoristas admitiram que tem hábitos ruins quando estão ao volante. Eles destacam que alguns são comuns nos pais, ao dirigir.

Infrações mais comuns ao dirigir

A pesquisa elencou quais são os tipos de infrações mais comuns cometidas pelos maus motoristas que “herdaram” esse hábito dos pais:

  • Excesso de velocidade;
  • Comportamento violento;
  • Noção de espaço (invadir faixas proibidas, por exemplo);
  • Direção perigosa;
  • Dirigir com cuidado demasiado (bem abaixo do limite, o que também pode causar acidentes).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário