Uma plataforma guarda-chuva para reunir todas as ações direcionadas às startups. Essa é uma das apostas do Sebrae ao unir capacitação, conexão e fortalecimento de negócios em estágio inicial dentro do Sebrae Startups. Nesse sentido, o projeto busca aproximar, cada vez mais, a entidade dos empreendedores.
Leia mais: BNDES quer investir em inovação e dobrar crédito para escolas, universidades e startups
Só para este ano, por exemplo, a meta é impactar 10 mil startups a partir de programas de fomento. Vale lembrar que em 2022, o número ficou em 7.777 negócios criados por 12.123 empreendedores de 1135 municípios.
Investimentos
A meta ousada prevê investimentos de R$ 312 milhões. Na prática, esse montante representa uma alta de 22,8% em relação ao que foi investido no último ano. O dinheiro deve ser usado para a aceleração de negócios, além de disponibilizar tecnologias e estimular as empresas no desenvolvimento de inovações.
“Os recursos aplicados pelo Sebrae buscam criar condições para negócios de todos os segmentos gerarem e absorverem mais inovações, promover o adensamento de negócios inovadores, digitais e de alto impacto e proteger ativos de propriedade intelectual, além de promover a modernização de pequenos negócios tradicionais”, explica Décio Lima, presidente do Sebrae.
Perfil
As startups que costumam ter o apoio do Sebrae são, em sua maioria, microempresas, ou seja, faturam até R$360 mil por ano. Diante deste cenário, é importante ressaltar que no ano passado, essa fatia representava 69,5% do total.
É no sul e sudeste que concentram a maior parte dos atendimentos, respondendo a 73,5% das demandas de 2022. Igualmente, 33,2% desses negócios surgiram entre 2020 e 2022 e sofreram impacto direto da aceleração digital na pandemia de Covid-19.
Plataforma
A plataforma reúne no mesmo espaço virtual programas e iniciativas nacionais ou aquelas desenvolvidas regionalmente. Assim, o espaço oferece às empresas acesso a conteúdos sobre inovação e aprendizados de outras startups, além de acesso a ações de fomento.
Por lá, os empreendedores também encontrarão:
- Programas de capacitação e formação empreendedora;
- Programa de inovação aberta para aproximar startups de corporações;
- Aceleração de startups Mentorias para empreendedores nos mais diversos estágios de desenvolvimento de negócio;
- Apoio à internacionalização, assim como apoio financeiro e investimento;
- Por fim, conexões com gestoras de venture capital.