Algumas doenças são silenciosas, certo? Apesar disso, em muitos casos, o corpo dá sinais de que algo não vai bem. É o caso de uma doença arterial, que pode apresentar sintomas até mesmo nos pés! Já sabe de qual estamos falando?Caso não saiba, aconselhamos que fique atento ao alerta de hoje e se cuide sempre.
Leia mais: Consumo de álcool do pai pode afetar saúde do bebê? Por essa você não esperava!
A doença é perigosa e afeta o coração.
Após anos de muitos estudos, os médicos conseguiram confirmar que a enfermidade pode ser identificada por um sintoma que aparece nos pés. Quando reconhecida desde cedo, o sinal de alerta pode salvar a vida dos pacientes!
Doença arterial com sintomas nos pés
O colesterol alto é uma doença é grave que afeta 40% dos brasileiros, de acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Ele é a causado pela grande concentração de gordura no sangue. Como consequência, a problemática pode provocar muitas outras, como as doenças cardíacas.
Uma delas é a doença arterial periférica, que é considerada uma patologia silenciosa. Geralmente, o desenvolvimento é praticamente imperceptível pelo paciente. Quando se lida com esta enfermidade, o risco maior se dá graças à mudança da artéria, que começa a se estreitar, comprometendo o fluxo sanguíneo.
A recomendação dos médicos é fazer exames periódicos para identificar possíveis problemas de saúde antes que eles se agravem. Além disso, as pessoas devem ficar sempre de olho nos sinais que o corpo dá para indicar que algo não vai bem. Um dos alertas, por exemplo, é o enfraquecimento e quebra das unhas.
Isso, porque o colesterol alto é um fator de risco para a doença arterial periférica. Ele provoca o entupimento dos vasos sanguíneos, o que faz com que menos sangue chegue aos pés. Consequentemente, as unhas tendem a ficar mais fracas e têm o seu crescimento prejudicado.
Outros alertas que merecem atenção é a dificuldade de cicatrização, dores ao caminhar e cãibras frequentes. Somente exames médicos e o acompanhamento com um profissional podem indicar o melhor tratamento. Por isso, fique atento aos sinais, procure um médico, busque ter uma alimentação saudável e pratique atividades físicas.