Startup quer oferecer de graça 500 mil TVs com segunda tela para veicular anúncios

No total, a Telly dará 500 mil TVs 4k de 55 polegadas; Expectativa é que propagandas e coleta de dados financiem aparelhos.



Que tal receber uma televisão novinha de graça? Pelo menos esta é a ideia da startup Telly para que os consumidores não arquem com os custos altos de se ter uma boa TV. Contudo, o jeito encontrado para viabilizar a ideia é um tanto exótico: colocar uma segunda tela para que se veicule propagandas. A expectativa da startup é distribuir 500 mil TVs ainda este ano nos Estados Unidos.

Leia mais: Amazon bate de frente com Google TV e anuncia lista de canais gratuitos

A empresa em questão foi fundada por Ilya Pozin, que tem experiência no ramo de TV grátis, uma vez que é co-fundador da Pluto TV, um streaming sustentado por propaganda.

Modelo

A televisão gratuita terá uma tela principal de 55 polegadas, com 4k e HDR. O diferencial é que, logo abaixo dela, há uma segunda tela em formato de barra horizontal. Assim, neste espaço haverá a exibição de informações como, por exemplo, previsão do tempo, cotação de ações e placares de jogos ao vivo. Além disso, a barra também comporta banner de marcas e artigos patrocinados.

Assim, essa segunda tela permanece sempre ligada, mesmo quando a TV não estiver em uso. A diferença é que, ao assistir um filme ou série o brilho da barra horizontal diminui para não atrapalhar a experiência de entretenimento.

Em suma, entre as duas telas, também há um soundbar e uma câmera para programas de exercício grátis com rastreamento de movimento. Entretanto, ao contrário da barra, é possível fechar a câmera para a manutenção da privacidade.

Por fim, é importante destacar que o aparelho não chega a ser uma smart TV. Isso porque, o sistema operacional (TellyOS) é baseado em Android e não tem suporte para streaming. Ou seja, ele tem a única finalidade de mostrar os widgets e propagandas.

Por isso, para que a proposta se torne mais atrativa, a empresa vai distribuir dongles com Android TV, possibilitando a instalação dos aplicativos à escolha do espectador.

Propaganda e dados

Apesar da distribuição de TVs ocorrer de forma gratuita, a Telly tem trabalhado em formas de pagar esses gastos. Um deles são os anúncios. Já o outro caminho é a venda de dados dos usuários, além de dinheiro de programas afiliados.

A ação será possível a partir do monitoramento de programas, canais e outros conteúdos assistidos pelo usuário, além da quantidade de tempo gasto em frente à TV, tipos de busca e até mesmo o monitoramento da presença física diante do aparelho de televisão.

Termos de uso

Para aqueles que desejarem parar de compartilhar os dados será necessário cumprir os termos de uso. Em outras palavras, é preciso pagar US$ 500 pela TV. A cobrança é imediata em cartão de crédito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário