Já ouviu falar sobre a teoria de que a Terra é, na verdade, plana? Depois de diversas contribuições de cientistas revelantes, como de Isaac Newton e Albert Einstein, sobre a gravidade e seus efeitos, várias pessoas ainda defendem uma teoria que já foi refutada há dois mil anos, como aponta o Instituto DataFolha.
Leia mais: Medo! Cientistas descobrem objeto bizarro capaz de explodir um planeta
Terra plana: mito ou verdade?
Segundo o levantamento de 2020, 11 milhões de pessoas apoiam a ideia. Conhecidos como terraplanistas, essas pessoas acreditam que a forma de esfera do planeta é uma mentira. Inclusive, muitos deles gastam rios de dinheiro para provar o seu ponto de vista.
O fundador do canal do YouTube Globebusters, chamado Bob Knodel, gastou US$ 20.000, cerca de cem mil reais, para provar que a Terra não é, de fato, redonda. Como? Por meio de um experimento. Ele seguiu a tendência ressaltada pelos adeptos da teoria, que reforçam que essa é uma mentira sustentada principalmente pela Agência Espacial Estadunidense (NASA).
Como funcionou o experimento de Knodel?
Ele usou um giroscópio a lazer, uma ferramenta feita para medir a mudança de orientação e velocidade de rotação. Todo o experimento consistiu em usar uma gravadora de vídeo posicionada para registrar os buracos presentes no dispositivo. Do outro lado, uma lanterna estava ligada, iluminando o espaço ao redor da câmera.
Claro, o resultado desse experimento não foi o esperado por Knobel. Ele afirma que poderia provar que a Terra é plana, se a câmera conseguisse captar a luz com os buracos, além da lanterna, se estivesse na mesma altura acima do chão, concluindo então que os antigos cientistas estavam completamente errados.
O teste indicou um desvio de 15 graus por hora, deixando não só Bob, como toda a sua equipe, envergonhada.
Ele acabou provando acidentalmente o que já foi descoberto pela ciência há tempos. Para piorar, toda a situação estava sendo filmada para fazer parte do documentário “Behind the Curve”, da Netflix. O projeto mostra de perto as pessoas que defendem a radical ideia de que a Terra é plana, além de explorar como elas convivem em uma sociedade que rejeita a crença.
Após elaborar o experimento, Bob não deixou claro se mudou de ideia acerca da forma real da Terra. Do outro lado, cientistas criticam a abordagem do youtuber, já que ele fez o experimento sem fornecer resultados mensuráveis e replicáveis, como é tradicionalmente feito na ciência.
Apesar disso, milhares de pessoas continuam tentando provar a ideia, mesmo com as evidências já apresentadas.