Poucas coisas devem mudar no tempo nesta quinta-feira (25). De acordo com a previsão do tempo, a massa de ar seco continua predominando a maior parte do país, sendo a responsável por manter o clima estável. Contudo, o padrão de bloqueio causado por ela está chegando ao fim.
Leia mais: IRPF 2023: primeiro lote da restituição tem dada divulgada e causa alívio
Isso devido a chegada de uma nova frente fria, prevista para romper com o bloqueio a partir do próximo fim de semana. Assim, essa frente fria irá avançar pelo Sul do país, seguindo em direção ao Sudeste e ao Centro-Oeste. Até lá, as chuvas devem acontecer somente no litoral leste nordestino, com acumulados em torno de 25 mm.
Além disso, destaque também para a região entre Roraima e o oeste do Amazonas, onde é aguardado volumes de até 70mm. Devido a isso, é preciso que os moradores fiquem em alerta pelo risco de alagamentos e erosão do solo, devido as constantes chuvas.
Chuvas voltam a atingir grande parte do país
Até o fim do mês, é esperado que as chuvas voltem a marcar presença no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e em parte do Mato Grosso do Sul. Desse modo, são esperados acumulados acima de 60mm entre o norte gaúcho até o extremo sul do Mato Grosso do Sul, o que pode acabar prejudicando as atividades agrícolas dos estados.
Contudo, a chuva irá ajudar a manter a umidade do solo e, consequentemente, aumentar o nível dos reservatórios de água, mesmo que ela ocorra de forma pontual. Assim, a previsão indica muita chuva também no litoral leste nordestino, desde a Bahia até Pernambuco. Essa condição acontecerá devido à influência das ondas de leste, que já causaram tempestades nos últimos dias.
Por fim, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará mantendo um padrão de chuvas entre o Amazonas e Roraima, com grandes volumes. Desse modo, a próxima semana pode ter volumes que ultrapassem os 100 mm, exigindo atenção e cuidado dos moradores para possíveis transtornos.