Quem vive com aquela notificação do celular avisando que o aparelho está com memória cheia sabe como é chato ter que lidar com o dispositivo e fazer uma limpeza. Ao tirar uma foto, fazer o download de algum aplicativo ou até mesmo atualizá-lo, o aviso sempre aparece para irritar o usuário e gerar mais dor de cabeça.
Leia mais: Alerta para quem tem celular Android: 11 apps estão roubando seus dados
Mas para não passar por uma situação como essa, há uma estratégia que visa aumentar o nível de armazenamento com uma função que está disponível no próprio celular. Veja como usar o recurso ao longo do texto.
O que fazer para liberar espaço no celular?
Muitas pessoas passam por esse problema de memória cheia, que afeta não só o armazenamento como também o desempenho do smartphone, o que o deixa mais lento ou travado. Isso pode acontecer, pois o usuário tende a ter uma gama de aplicativos que costumam não ser muitos utilizados, mas acumulam cache desnecessariamente.
Isso resulta em uma memória de telefone inflada.
A boa notícia é que os modelos com sistema Android podem contar com o próprio aplicativo de loja online, Google Play Store, para saber quais são aqueles que estão atrapalhando o nível de memória. O primeiro passo é acessar a loja e buscar a opção “meus aplicativos e jogos”, que está localizada na parte de configurações.
Nessa seção, é possível ver todos os aplicativos instalados com a porcentagem de armazenamento de cada um. Por meio desses números, os usuários têm uma orientação de quais devem excluir. Em alguns aparelhos, também estão indicados os menos utilizados.
A abordagem recomendada é iniciar a remoção dos aplicativos que você usa com uma menor frequência. Além disso, aqueles que podem ser facilmente acessados pelo navegador também devem ser eliminados para liberar espaço na memória, se necessário. Depois de escolher as ferramentas para desinstalar, o recurso informará a quantidade de espaço que será liberada, te permitindo então armazenar novos recursos e arquivos.