Usuários do Android relataram uma falha do WhatsApp, que estaria fazendo o aplicativo gravar o áudio ambiente com o microfone do celular, mesmo quando não estivesse sendo utilizado. Durante a noite de sono, por exemplo. Apesar do bug ter sido relatado por um usuário, relatos parecidos são registrados há anos por alguns outros.
Leia também: 4 passos para personalizar seu WhatsApp no modo Super Mario Bros
Em sua defesa, o WhatsApp respondeu a um tweet dizendo que a falha acontece apenas no Android e que o Google deveria ser contatado para investigar e corrigir o problema. A resposta foi dada ao engenheiro do Twitter, Foad Dabiri, que relatou o problema no microfone em seu smartphone Pixel 7 Pro.
Em meio à polêmica, o CEO do Twitter, Elon Musk, também aproveitou para compartilhar o questionamento de seu funcionário e disse que o “WhatsApp não é confiável”.
Apesar da tentativa do WhatsApp de se esquivar do problema, usuários já relataram bugs de privacidade com microfone há pelo menos cinco anos e em outros aparelhos. Em 2018, um usuário do Reddit relatou que o mensageiro estava usando o microfone do celular em segundo plano, mesmo sem estar em ligações. Em dezembro de 2022, outro relatou que havia atualizado o Galaxy A13 OneUi e percebeu que o WhatsApp estava “um pouco bugado”.
Após exposição de falha no WhatsApp, aplicativo se defende
O mensageiro ressaltou na resposta que os usuários podem controlar as configurações do microfone e que, uma vez dada a permissão, o WhatsApp só acessa o microfone quando o usuário está em chamada ou gravando uma nota de voz, vídeo e coisas do tipo, o que não corresponde aos relatos.
Afirmaram ainda que essas comunicações estão protegidas por criptografia de ponta a ponta, de forma que o WhatsApp não pode ouvi-las. Procurados, os representantes do WhatsApp e do Google no Brasil não comentaram.
Over the last 24 hours we’ve been in touch with a Twitter engineer who posted an issue with his Pixel phone and WhatsApp.
We believe this is a bug on Android that mis-attributes information in their Privacy Dashboard and have asked Google to investigate and remediate. https://t.co/MnBi3qE6Gp
— WhatsApp (@WhatsApp) May 9, 2023
De toda forma, a falha relatada pelos usuários pode ter um impacto negativo na confiança do público em relação ao aplicativo de mensagens, que já houve problemas com questões de segurança no passado. O WhatsApp é propriedade da Meta e está sob escrutínio regulatório em vários países devido a preocupações com a política de privacidade.