O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) guarda um segredo valioso sobre o qual muitos brasileiros não têm o menor conhecimento. Com isso, perdem a chance de contar com um benefício a mais no dia a dia. Descubra qual é e veja quem tem direito, assim como quais são os caminhos para solicitar o dinheiro extra.
Leia mais: 13º salário do INSS: consulta já está disponível! Saiba como fazer
Muita gente pensa que o instituto paga apenas um grupo de benefícios bem limitados ao trabalhador. É caso da aposentadoria, por exemplo. A questão é que muitos outros, menos conhecidos, também podem e devem ser aproveitados por todos os que têm direito. Um exemplo é o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Segredo valioso do INSS
Por meio dele, os beneficiários podem receber até R$ 1.320, independentemente do tempo de contribuição ao INSS. Isso mesmo! A regra é mais flexível do que muitos outros, o que facilita a conquista do dinheiro a mais; contudo, a verdade é que o BPC é considerado um segredo valioso do instituto.
Isso, pelo fato de muitas pessoas, que têm direito a ele, não terem qualquer conhecimento sobre o mesmo.
Para ter acesso ao BPC, o primeiro passo é atender a todos os requisitos. Ele pode ser liberado para idosos ou pessoas com deficiência, sem restrição de idade. Além disso, um dos pontos principais leva em conta a renda da família, que precisa ser igual ou inferior a um quarto do salário mínimo. Isto é, de R$ 330 neste ano.
Além de atender a todos os critérios definidos pelo INSS, os interessados em receber o BPC precisam estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) do governo. Para solicitar, os brasileiros que estão aptos a receber precisam acessar o site ou aplicativo Meu INSS e fazer o pedido na aba de “Novo Requerimento”.
Depois, basta seguir as demais etapas indicadas, como confirmar se o BPC será para um idoso ou pessoa com deficiência. Feito o pedido, o INSS tem até 45 dias para analisar o pedido e dar um retorno ao solicitante.