A página de buscas do Google é um dos elementos mais reconhecíveis e estáveis da internet. Ao longo dos anos, ela manteve uma aparência familiar, com o seu design simples e caixa de pesquisa central, onde – ao pesquisar algo – a ferramenta exibe em segundos uma lista com dez sites mais relevantes.
Leia mais: Medo! IA do Google faz algo inacreditável sozinha e assusta especialistas
Esse cenário está prestes a mudar, visto que outros aplicativos e plataformas, como TikTok e o fenômeno ChatGPT, estão ganhando popularidade como ferramentas de busca. Veja como isso impactará a gigante da pesquisa.
Com a evolução da tecnologia e a crescente preferência dos usuários por novas alternativas, o Google está se preparando para enfrentar alguns desafios, bem como para implementar mudanças em sua página de buscas para se manter relevante em um mercado cada vez mais diversificado e competitivo.
A empresa faturou US$ 162 bilhões em publicidade durante 2022. Tudo isso foi impulsionado pela página do buscador, que recebeu poucos ajustes no design ao longo dos últimos anos. Apesar do bom resultado, a empresa registrou uma estabilização no número de sites ativos, revelando que os usuários estão optando por outras alternativas para pesquisar informações na internet.
Página de busca do Google pode ser completamente alterada
As redes sociais que vem chamando atenção nessa funcionalidade são o TikTok e o chatbot desenvolvido pela empresa OpenAI, o ChatGPT. No início do ano, o algoritmo conversacional foi rapidamente implementado ao buscador Bing, da Microsoft, dando início a uma corrida acirrada dos sistemas de inteligência artificial (IA).
Por causa da popularidade, o Google se vê pressionado a seguir as tendências do momento e, assim, incorporar novidades à ferramenta, deixando de lado o formato tradicional e adotando uma nova forma de mostrar resultados de pesquisa com um aspecto mais visual, buscando atender o público jovem.
A ideia da companhia é adicionar a função de diálogo das IAs aos resultados de busca, assim como vídeos curtos e publicações de redes sociais. Segundo informações do The Wall Street Journal, as mudanças estão próximas e serão lançadas ainda nesse mês, durante uma conferência anual de desenvolvedores, chamada “I/O”.
O projeto pode ser apresentado com o nome “Magi”. Essa será uma oportunidade do Google sair na dianteira na mudança dos hábitos dos consumidores sobre pesquisa na internet, mas pode deixar de ser líder, caso não aja de forma ágil suficiente. Ao menos é o que aponta o autor do livro “The Search”, John Battelle.