URGENTE! Petrobras anuncia nova política de preço sobre os combustíveis

Com a nova estratégia, a Petrobras exclui o Preço de Paridade Internacional (PPI) do cálculo e visa garantir melhores valores para os consumidores.



A Petrobras anunciou a aprovação de uma nova estratégia comercial para a definição de preços do diesel e da gasolina. A decisão foi tomada pela Diretoria Executiva (DE), em substituição a política de preços em paridade internacional (PI), utilizada desde 2016. Por meio dela, o reajuste deveria ser de acordo com a variação do barril de petróleo e do dólar.

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Dessa forma, com a nova estratégia comercial, as referências para o estabelecimento dos preços serão o custo alternativo do cliente (valor a ser priorizado na precificação) e o valor marginal para a Petrobras. Assim, a empresa destaca que os reajustes tem o intuito de manter os preços competitivos por polo de venda e garantir uma participação considerável da Petrobras no mercado.

Além disso, a Petrobras deseja também otimizar os seus ativos de refino e garantir uma rentabilidade de maneira sustentável. Em relação ao custo alternativo do cliente, é contemplado as principais alternativas de suprimento, seja em relação aos diversos fornecedores do mesmo produto ou em relação aos produtos substitutos.

Maior eficiência e competitividade

De acordo com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, “com essa estratégia comercial, a Petrobras vai ser mais eficiente e competitiva, atuando com mais flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes. Vamos continuar seguindo as referências de mercado, sem abdicar das vantagens competitivas de ser uma empresa com grande capacidade de produção e estrutura de escoamento e transporte em todo o país”.

No entanto, mesmo com o fim do PPI, a estatal manterá o alinhamento aos preços competitivos por polo de venda. Ademais, a precificação competitiva também mantém um patamar de preço que garante os investimentos previstos no planejamento estratégico da empresa.

“A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado, ao passo que entrega aos seus clientes maior previsibilidade por meio da contenção de picos súbitos de volatilidade”, afirma a empresa em nota.

Reajustes serão mantidos

Em relação aos reajustes, eles continuarão sendo feitos sem periodicidade definida. Ademais, ainda será evitado o repasse para os preços internos de volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.

Desse modo, as decisões referentes à estratégia comercial permanece dependendo do Grupo Executivo de Mercado e Preço. Esse grupo é composto pelo presidente da estatal, o Diretor Executivo de Logística, Comercialização e Mercados e o Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

Por fim, os reajustes do diesel e da gasolina ainda serão divulgados nos canais de comunicação aos clientes e no site da empresa. Por meio do site, também será possível ter acesso a informações referentes à sua parcela e dos demais agentes na formação e composição dos valores médios dos combustíveis aos clientes.




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