Apesar de muita gente ter ficado feliz com o recurso que permite que uma mesma conta seja acessada em até cinco smartphones ao mesmo tempo, especialistas em cibersegurança apontam que é necessário redobrar a atenção com a segurança. Com a novidade, criminosos podem se aproveitar para invadir o WhatsApp alheio e aplicar golpes.
Leia mais: Adeus, golpes do PIX? Tecnologia irá rastrear destino do dinheiro roubado
Na prática, a funcionalidade permite que, além do aparelho principal, outros quatro usem a mesma conta no mensageiro até mesmo simultaneamente.
Fragilidade do WhatsApp
Como ao acesso aos outros celulares é feito por meio de um QR Code, assim como já ocorre com o WhatsApp Web, é preciso estar atento. Caso o código sofra uma captura por meio de algum vírus, print da tela ou alguma outra técnica, o criminoso conseguirá ter acesso à sua conta.
A partir daí, ele poderá realizar o sequestro de seu WhatsApp para aplicação de golpes. Um outro caminho para que o criminoso tenha acesso à sua conta no aplicativo seria, por exemplo, por meio do envio do QR Code a eles. Por isso, fique atento às pessoas que se dizem prestadoras de algum serviço e que pedem o envio do QR Code de acesso.
Como evitar
A maneira mais fácil de evitar esses golpes é permanecer atento a ações, como as de capturas de tela, assim como passar a não mais enviar dados confidenciais para outras pessoas. Por fim, caso perceba que a sua conta sofreu uma invasão, lembre-se de desconectá-la de todos os dispositivos, deixando então apenas o principal.
Para realizar a ação, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Clique no menu dos WhatsApp;
- Toque em “Aparelhos conectados”;
- Por fim, selecione o dispositivo desejado e toque em “Desconectar”.