Todo bom brasileiro, depois de certa idade, será um fã de café, pelo menos é isso o que diz popularmente em todos os cantos do Brasil. A bebida realmente faz sucesso com a função de deixar as pessoas mais ativas e despertas durante o dia. Basta bater um cansaço para apelar para uma bela xícara da bebida.
Veja também: Depois de ler isto, você pensará 2 vezes antes de descartar a borra de café
O que pouca gente sabe é que, como muitos outros alimentos, existe um horário ideal para tomar o popular cafezinho. Mais do que isso, é bem provável que você tenha ingerido a bebida no momento errado do seu dia, sem fazer ideia disso.
Segundo especialistas da Healthline, para saber como aproveitar ao máximo a cafeína, é preciso considerar o cortisol. Trata-se de um hormônio esteroide liberado quando há estresse e baixo nível de glicose no sanfgue, ele deixa as pessoas em estado de alerta. Como regula o metabolismo e a pressão arterial, é recomendável não consumir café durante os processos em que o hormônio está em alta.
Quando não devo tomar café?
Segundo especialistas no assunto, o nível mais alto de cortisol no corpo acontece por volta de 30 a 45 minutos depois de acordar. Ou seja, se você toma o popular cafezinho logo de manhã, saiba que isso é errado, pelo menos, conforme o artigo publicado. Só 3 ou 4 horas após se levantar da cama é que o hormônio atinge os níveis mais baixos do dia.
A autora do livro “Body Clock Diet for Women’s Health”, Laura Cipullo, concorda com esse conhecimento. Pessoas que tomam café assim que acordam, de acordo com Laura, tendem a sofrer mais com o estresse ao longo do dia. Mais do que isso, essas pessoas podem ficar mais cansadas do que o normal.
O café, além de ajudar no desempenho, também pode prejudicá-lo. Os especialistas chegaram à conclusão de que é aconselhável evitar o consumo de café à noite, pois pode interromper o ciclo do sono por até seis horas após a ingestão, o que pode prejudicar o restante do corpo.