Durante o seu período escolar, ainda nos primeiros anos, você deve ter aprendido quais são os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Em suma, eles permitem com que nós, seres humanos, tenhamos a noção de perceber e interagir com aquilo que está à nossa volta.
Veja também: Seu 6º sentido é mais aflorado que o normal e 6 sinais vão confirmar isso
Nesse ponto de vista, com o sentido do paladar, você consegue identificar o sabor típico de uma comida e diferenciá-la dos demais. É natural que algumas pessoas tenham alguns sentidos mais fortes que os outros, podendo ser percebidas como habilidades únicas, seja pelo fato delas nascerem com tais condições ou trabalharem nela.
Habilidades proporcionadas pelos nossos sentidos e algumas vantagens especiais
1. Capacidades sensoriais avançadas
Aqui podem ser incluídos diversos itens. Como já comentado, o olfato pode render uma bela vaga profissional em áreas em que o sabor dos ingredientes está constantemente se renovando, e precisa de um toque regularmente.
Aqueles que têm um olfato apurado conseguem identificar e diferenciar vários odores. Teoricamente, devido a suas habilidades sensoriais, podem conseguir vagas na indústria de alimentos, bebidas e até perfumes.
Além disso, o mesmo serve para a visão e a audição. Há pessoas que conseguem enxergar melhor em ambientes pouco iluminados e aquelas que conseguem escutar barulhos com maior frequência ou fazer sua diferenciação sem grandes problemas.
2. Memória fotográfica
A memória fotográfica é uma habilidade em que os seus portadores conseguem lembrar detalhes visuais com precisão. Como se fosse um roteiro, pessoas com memória fotográfica conseguem lembrar questões como as cores, formas e até mesmo outras questões, que somente uma minúscula porcentagem, prestaria atenção.
Ou seja, ela é a capacidade de recordarmos precisamente de algo que já vimos em outra situação. São poucas as pessoas que conseguem chegar nessa condição. A grande parte delas, já nasceram com o dom. Entretanto, é dito que é possível treinar a sua mente para lembrar de diversos detalhes do cotidiano.
Sob o mesmo ponto de vista, os sentidos podem ser treinados para aprendermos um novo idioma, visto que é preciso muito da memória para recordar de todos os significados. Ela pode ser combinada com a visão.
3. Propriocepção
A propriocepção, também conhecida como sinestesia, é a capacidade do nosso corpo de sentir e perceber movimentos, ações e o espaço que nos encontramos situado. Ela marca presença em todos os movimentos musculares.
Graças a propriocepção, é possível você tocar o dedo na ponta do nariz, mesmo que ela esteja com os olhos fechados. Sem que a gente saiba, também permite que a gente suba degraus sem olhar para eles, pelo fato de termos consciência da posição e do movimento corporal.