scorecardresearch ghost pixel



30 milissegundos: vídeo viraliza ao simular a implosão do submarino Titan

O estúdio de animação simulou como teria sido a implosão do submarino Titan. Não sabe como é o fenômeno? Confira agora mesmo!



Após a declaração da Guarda-Costeira dos Estados Unidos de que o submarino Titan havia sofrido uma implosão, pessoas de todo o mundo ficaram se questionando sobre como esse fenômeno se parece. Assim, um estúdio de animação chamado Starfield decidiu realizar uma simulação e publicar no TikTok para que todos pudessem matar a curiosidade.

Veja também: Objeto exótico é achado no Titanic e cientistas querem saber quem foi o dono.

O vídeo que simula o ocorrido já alcançou mais de 45 milhões de visualizações em menos de 24 horas após o anúncio da implosão do submarino. Todos os cinco tripulantes presentes na embarcação morreram imediatamente.

Implosão teria durado 30 milissegundos

O vídeo foi publicado no perfil do estúdio no TikTok, com apenas seis segundos de duração. Na animação é possível ver o submersível da empresa OceanGate descendo no mar, até que a pressão o destrói. Confira:

@starfieldstudio

Submarine implosion demonstration. Educational #submarine #titan #titanic

♬ Amityville Horror – Scary Halloween Sound Effects – Halloween Sound Effects

“Com o colapso instantâneo pela pressão, o casco iria aquecer imediatamente o ar no submarino até aproximadamente a temperatura da superfície do sol, enquanto uma parede de metal e água do mar esmagaria de uma ponta à outra em cerca de 30 milissegundos”, explicou o estúdio na legenda.

Mas o que é a implosão?

O anúncio realizado pela Guarda-Costeira americana sobre o desfecho dos quatro dias de buscas pelo Titan aconteceu na última quarta-feira, 22. De acordo com as autoridades, a embarcação sofreu uma “implosão catastrófica”.

Conforme explica o professor de física da Unicamp, Leandro Tessler, a pressão interna de um submarino é equivalente à pressão atmosférica em que vivemos. Dessa forma, a implosão ocorre quando a pressão externa é maior do que aquela que a embarcação consegue aguentar.

Quando isso acontece, o submersível é esmagado e reduzido a algo parecido com uma latinha de refrigerante pisada. No caso dos tripulantes, eles também são espremidos e morrem em questão de poucos segundos, sem sequer conseguirem sentir o que ocorreu.




Voltar ao topo

Deixe um comentário