4 profissões criadas pela Inteligência Artificial que estão em alta em 2023

Sendo uma área que está recebendo investimento a todo instante, algumas profissões ligadas à Inteligência Artificial acabam sendo mais demandadas.



Quando uma nova tecnologia adentra o mercado, tornando-se acessível ao público, ela costuma ditar tendências. Diversas empresas do ramo tecnológico estão investindo pesado na IA. Como resultado, elas elevam a demanda.

Veja também: De Lula a Putin: Inteligência Artificial transforma líderes mundiais em bebês; veja o resultado

Nesse sentido, os profissionais que consigam treinar adequadamente a inteligência artificial estão sendo procurados o tempo todo. Veja então quais são algumas das profissões, que foram originalmente listadas pela Forbes.

Profissões de Inteligência Artificial em alta

A Forbes, popular revista de negócios e economia, fez uma publicação listando cargos em alta no momento.

1. Engenheiros de machines learning

O aprendizado de máquina, como é traduzido, é um subcampo da inteligência artificial voltado ao desenvolvimento de algoritmos e modelos capazes de aprender e tomar decisões mediante dados. Em outras palavras, quando você recebe alguns programas sugeridos pela Netflix ou feeds personalizados de mídias sociais, são exemplos de machine learning.

Versátil, o aprendizado de máquina pode ser usado no reconhecimento de fala, visão computacional, medicina, geração de comandos como nos chatbots, detecção de fraudes e até mesmo recomendações na web, como já ressaltado.

2. Designer de prompts para IA

Os designers de prompts para IA atuam na interação entre humanos e sistemas de inteligência artificial baseados em linguagem natural, como o ChatGPT. Eles são especialistas responsáveis por projetar e criar instruções que facilitam essa interação por meio dos prompts. Em suma, os prompts é o nome atribuído para as instruções e comandos que o usuário passa para o ChatGPT, exemplificando.

3. Especialista em ética da IA

A ética é um dos temas por trás do uso correto das inteligências artificiais — tanto é que está tendo diversas discussões referente à regulação e segurança por trás do desenvolvimento da ferramenta. Consciente do assunto, o especialista em ética da IÁ é o profissional destinado a estudar as questões éticas por trás das ferramentas equipadas com IA.

Ou seja, ele é responsável em verificar se os processos programados das máquinas estão conforme o que é entendido como ético pela sociedade. Eles podem desenvolver diretrizes e princípios para garantir o uso adequado da ferramenta para a IA saber o que é certo ou errado de fornecer.

Já que as ferramentas aprendem com dados, aquelas IAs que não são bem treinadas talvez demonstrem um comportamento antiético ocasionalmente. Para evitar situações do tipo, as empresas vão atrás de especialistas em ética da IA para garantir que esse constrangimento não aconteça.

4. Curadoria de informações para IA

A curadoria voltada para o desenvolvimento de IA é percebida como o processo de seleção, organização e preparação de qualidades para treinar os algoritmos da IA. Simplificando, esse profissional irá pesquisar, analisar e selecionar as informações que alimentam a IA.




Voltar ao topo

Deixe um comentário