Na hora de carregar qualquer dispositivo eletrônico ou digital, as pessoas costumam cometer alguns erros. Infelizmente, certas atitudes aumentam o risco de explosões e outras ocorrências graves. Portanto, apesar de parecer raro, o mau uso de qualquer componente, tende a causar prejuízos. Confira os principais equívocos para proteger sua vida e manter seu celular de danos potenciais.
Veja também: Como ativar o ‘modo blindado’ do celular: 5 dicas para evitar ser espionado
Erros que levam a acidentes com carregador
1. Não usar carregador original
Não usar carregador original aumenta o risco de acidentes, pois carregadores de procedência desconhecida não têm a mesma qualidade e segurança. Priorize marcas certificadas e compatíveis com o seu celular.
2. Carregar o celular em cima de tecidos
Carregar o aparelho sobre camas e sofás pode bloquear a ventilação adequada. Esse cenário causa superaquecimento, que em certos ambientes estimula o início de incêndios.
3. Manter os dispositivos sob altas temperaturas
Manter o dispositivo em locais com altas temperaturas, por exemplo, no carro sob o sol, acelera o processo de aquecimento. Infelizmente, há casos de explosões envolvendo esse mau hábito que muitos ignoram.
4. Mexer no celular enquanto ele está carregando
Fazer isso eleva o risco de danos elétricos, como curtos-circuitos. Além disso, aumentam as chances de queda e danos físicos, e em situações extremas, a bateria pode explodir no rosto do usuário.
5. Continuar carregando até o limite da carga
Continuar carregando o celular até o limite da carga sobrecarrega a bateria, que também resulta em superaquecimento. Isso afeta o aparelho a longo prazo, reduzindo sua durabilidade e desempenho.
Por último, não ignore se o carregador ou o aparelho estiver esquentando demais. Esteja atento às mudanças de temperatura e caso perceba algum tipo de alteração, desligue-o da tomada imediatamente. Essa atitude pode salvar sua vida, garantir a integridade do celular e ainda reduzir o risco de incêndios.