5 traços da personalidade que impactam sua vida e definem quem você é

Nos últimos anos, psicólogos identificaram cinco traços de personalidade que definem todos os indivíduos. Com qual você se identifica?



Por séculos, os filósofos se perguntaram sobre os elementos que tornam cada pessoa única. Afinal, se os objetos têm três dimensões – comprimento, largura e altura – quais seriam os atributos que medem a personalidade de alguém?

Leia mais: Este é o teste de personalidade que tem deixado as pessoas assustadas

Nos últimos anos, os psicólogos identificaram cinco traços de personalidade que caracterizam todos os indivíduos. São eles: Abertura, Escrupulosidade, Extroversão, Amabilidade e Neuroticismo.

Mas, afinal, como chegaram a esse resultado?

O modelo dos traços de personalidade é respeitado, mas é indispensável questionar como essas cinco características foram estabelecidas. Em 1884, Francis Galton propôs uma abordagem inovadora, analisando a língua inglesa usando a hipótese léxica. Ele acreditava que os traços fundamentais da personalidade humana estavam codificadas na linguagem ao longo do tempo.

Por sua vez, em 1936, Gordon Allport e Henry Odbert coletaram mais de 4.500 adjetivos do Novo Dicionário Internacional de Inglês Webster, acreditando que essas palavras descreviam traços de personalidade estáveis.

Décadas mais tarde, Raymond Cattell reduziu a lista para 16 palavras e solicitou a avaliação de 100 pessoas. Posteriormente, em 1990, Lewis Goldberg reduziu os termos para os cinco principais fatores. Análises confirmaram a validade desse modelo em várias línguas. Portanto, os Cinco Grandes são amplamente reconhecidos como o conceito de personalidade mais estudado e aplicado globalmente.

O que os traços de personalidade revelam?

Através da avaliação de uma série de afirmações, os pesquisadores podem determinar a pontuação de uma pessoa em cada um dos cinco traços de personalidade, prevendo certos tipos de comportamento. Os cinco fatores não são, obrigatoriamente, traços individuais separados, mas sim conjuntos que englobam várias características relacionadas.

Por exemplo, o fator amabilidade engloba generosidade, cordialidade, mas também pode incluir agressividade e temperamento forte.

Já a abertura refere-se à disposição das pessoas para experimentar coisas novas, sua imaginação e vulnerabilidade. Se você pontuar alto nesse traço, é provável que seja alguém que goste de aprender, aprecie a arte, dedique-se a carreiras ou hobbies e adore conhecer novas pessoas.

Por outro lado, se sua pontuação for baixa, você tem menos disposição para encarar novas experiências. Prefere a rotina e costuma a se apegar ao que já conhece.

Já a escrupulosidade é a tendência de controlar impulsos e agir de maneira aceitável no aspecto social. Pessoas com esse traço em alta são bons alunos, têm sucesso profissional, costumam chamar atenção em cargos de liderança e perseguem seus objetivos obstinadamente.

Por sua vez, a extroversão inclui dois extremos: a extroversão, que poderíamos chamar de “a alma da festa”, e a introversão, que se refere a um lado mais reflexivo e reservado.

O neuroticismo está relacionado à confiança e ao conforto consigo mesmo. Envolve temperamento geral e estabilidade emocional.

Em termos teóricos, a união desses fatores forma um espectro com inúmeras pontuações possíveis, definindo personalidades distintas.

Os Cinco Grandes são aplicados em uma ampla variedade de estudos sociopsicológicos. Mesmo que você ainda não tenha realizado esses testes, é provável que os encontre no ambiente profissional. Eles são utilizados com finalidades diversas, como formar equipes, selecionar candidatos para empregos e até mesmo prever a eficácia no trabalho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário