Hoje em dia, saber falar outros idiomas, sobretudo o inglês, é fundamental, pois o domínio de outras línguas abre diversos tipos de oportunidades, desde as acadêmicas até as profissionais. Com o avanço do desenvolvimento das inteligências artificiais (IA), a possibilidade de falar outras línguas como um nativo, mesmo não conhecendo profundamente as regras, pode se tornar muito real. Isso, com a ajuda de uma ferramenta da Meta.
Leia mais: 4 profissões criadas pela inteligência artificial que estão em alta em 2023
Quais funções o Voicebox da Meta é capaz de fazer?
Na última sexta-feira, 16, a empresa informou que está criando uma IA totalmente voltada para o áudio. A ferramenta em questão possibilita a geração de gravações com base em comandos de texto, que dão a chance de os usuários até mesmo falarem um outro idioma, segundo detalhes no portal IG.
Conforme apontado pelas informações divulgadas até o momento, a criação da Meta recebeu o nome de Voicebox e, no momento, não está liberada para ser utilizada por todos, uma vez que o recurso está em fase inicial de testes. Por meio da novidade, os usuários poderão se comunicar em outro idioma utilizando a própria voz. Incrível, hein?
Essa função é considerada uma das principais capacidades desta IA em especial e funciona da seguinte maneira: o áudio do usuário é processado, então o sistema elabora uma voz artificial extremamente similar à original, permitindo então que seja possível realizar a leitura de textos em seis idiomas diferentes, como o inglês e português, além do francês, alemão, espanhol e polonês.
Além disso, a funcionalidade está chamando atenção pela chance de aplicação, pois permite a acessibilidade. Por exemplo: usuários com deficiência visual terão a oportunidade de ouvir as mensagens que os amigos enviam com uma voz que imita a da pessoa, evitando assim aquele aspecto robótico.
Soluções similares a da IA já foram anunciadas
Essa característica também pode ser notada no recurso Personal Voice, ferramenta da Apple anunciada no mês passado pela empresa. Embora as funcionalidades sejam similares, a novidade da Meta apresenta mecanismos interessantes, como edição de áudio. A plataforma permite retirar ruídos dos sons, por exemplo.
A Meta disse que o intuito é disponibilizar vozes com um aspecto cada vez mais natural e que poderão ser empregadas em assistentes virtuais ou até mesmo no Metaverso.