Quem busca meios de monetizar suas redes sociais recebeu uma boa notícia nesta terça-feira, 13. Isso porque, o YouTube anunciou que vai reduzir os requisitos mínimos para os usuários que desejarem fazer parte de seu programa de Parcerias (YPP).
Leia mais: R$ 25 mil: youtuber brasileira polêmica é condenada a pagar motorista de Uber
Na prática, a ação facilita quem quer começar a ganhar dinheiro com produção de conteúdo, assim como a vender produtos na plataforma.
Em suma, os novos requisitos valem tanto para publicações comuns quanto no YouTube Shorts, ou seja, o formato de vídeos curtos do YouTube. Contudo, no caso do YouTube Shorts, é necessário ter mais de 3 milhões de visualizações públicas nos últimos 90 dias.
Monetização de conteúdo
Vale lembrar que, anteriormente, os requisitos para ser um membro do Programa de Parcerias eram bem mais rigorosos. Na prática, se exigia 1 mil inscritos, além de 4 mil horas assistidas ou então 10 milhões de visualizações no YouTube Shorts.
As vantagens de ser um membro do Programa de Parcerias do Youtube vai além da possibilidade de se gerar receita por publicidade. Isso porque, a partir do momento em que o usuário faz parte do PPY, ele pode usar outros mecanismos de doação da comunidade, como membros, Super Stickers e o Super Chat. Por fim, tal parceria também permite vender produtos no YouTube Shopping.
Mudanças
Contudo, as mudanças anunciadas pela plataforma terão sua implantação de forma gradativa. Isso porque, neste primeiro momento, as alterações chegam primeiramente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unidos, Coreia do Sul e Taiwan. Por fim, a empresa assegurou que as mudanças irão cobrir todas as regiões ao longo do tempo.