A Apple aproveitou a WWDC 2023, sua conferência global de desenvolvedores, para divulgar diversas novidades, como é o caso do Vison Pro, um headset de realidade aumentada. Apesar de estar ter sido uma das boas novas que mais chamou a atenção do público, outra também merece destaque: o suporte de rede privada virtual de terceiros (VPN) no Apple TV.
Leia mais: 360 milhões de vítimas: VPN popular vaza dados privados ao mundo
Na prática, o novo sistema operacional da Apple TV, o TVOS17, será lançado ainda este ano e terá suporte para VPN.
Funcionalidade
A partir do lançamento do TVOS17 será possível baixar aplicativos VPN de terceiros para o aparelho da Apple TV. Por fim, a ação permite o acesso a diversas oportunidades de streaming no dispositivo. Tudo isso ainda mantendo as atividades de visualização ocultas do provedor de serviços de internet.
Em suma, é importante ressaltar que o VPN é um software capaz de criptografar o tráfego da internet. Ele então direciona a conexão por meio de um servidor seguro em local à escolha. Em outras palavras, ele altera o endereço IP visível para o endereço do servidor VPN. Isso faz como que pareça que os acessos a um site ocorram de um local diferente do real.
Na prática, ele permite o acesso a conteúdo online geograficamente restrito de serviços de streaming, como é o caso da Netflix, ao conectar servidores VPN de diferentes regiões do mundo.
Expectativa
Diante deste cenário, a expectativa é que os provedores de VPN lancem aplicativos “Apple TV VPN” a partir da chegada do TVOS 17. Isso porque, outros dispositivos de streaming, como é o caso do Fire TV Stick da Amazon e o Android/Google TV já suportam os aplicativos VPN de terceiros há tempos. Agora, a Apple tenta recuperar o atraso com este lançamento.