Estudos recentes revelaram a associação entre o consumo de alguns ultraprocessados com o aumento do risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer. Muitos deles são amplamente consumidos por pessoas no mundo todo. Confira quais são as cinco bebidas consideradas cancerígenas para começar a evitá-las em sua casa.
Leia mais: Os sinais silenciosos do câncer de glândulas salivares para ficar de olho
Aparentemente, são bebidas consideradas inofensivas, mas a verdade é que elas podem causar muitos danos para a saúde e são capazes de comprometer a sua qualidade de vida. Por isso, se você consome em excesso algumas das bebidas expostas por essa relação, saiba que é melhor repensar os seus hábitos.
Bebidas cancerígenas
Após vários estudos, alguns deles mais recentes, os pesquisadores conseguiram identificar que, de fato, alguns alimentos e bebidas ultraprocessadas são consideradas cancerígenos. O alerta é para todos os que consomem tudo isso em grandes quantidades. O risco a longo prazo deve ser considerado. É importante reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e produtos industrializados devido aos corantes e conservantes presentes neles.
Bebidas prontas, especialmente aquelas com alto teor de açúcar, são consideradas um risco para o desenvolvimento de doenças, incluindo o câncer. Por isso, a orientação é sempre priorizar a alimentação mais saudável e natural, deixando de lado os ultraprocessados.
Entre as orientações com base nos recentes estudos, as bebidas cancerígenas que devem ser evitadas ao máximo são:
- Sucos em pó;
- Achocolatados;
- Refrigerantes;
- Refrescos industrializados;
- Bebidas alcoólicas.
As pesquisas mostram que todos devem ficar atentos à quantidade ingerida. Isso, porque a ingestão de mais de 250 ml por semana dessas bebidas está associada a um aumento de até 40% no risco de câncer em comparação com aqueles que não as consomem nunca. O número é preocupante e merece a sua atenção.
Por isso, além de priorizar o consumo de bebidas mais naturais, a orientação é aumentar a ingestão de água em busca de uma dieta melhor e mais saudável. Principalmente no caso das crianças, que devem ter um consumo ainda mais controlado para evitar os excessos e as consequências que chegam com o tempo.