O calor e o tempo seco permanecem marcando presença nesta terça-feira (27) na maior parte do país, contribuindo para que a umidade chegue a níveis preocupantes em algumas regiões. No Sudeste, a cidade de São Paulo chegou a marcar umidade de 22% na tarde desta segunda-feira (26), muito longe do ideal recomendado para a saúde, em torno de 60%.
Veja também: El Niño pode durar até o fim do ano com os efeitos mais intensos em 70 anos
Já no interior de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, esse índice foi ainda pior, chegando a 12%. Em contrapartida, o litoral do Nordeste enfrenta temporais. Assim, a previsão para Recife, capital de Pernambuco, indica que o dia será de muita chuva e temporais, com temperatura máxima de 27ºC.
Em Natal, a chuva grossa fará parte da manhã, deixando as temperaturas por volta dos 28ºC. Entretanto, com a passagem de duas frentes frias, o tempo começa a mudar a partir de quarta-feira (28). Desse modo, as temperaturas irão cair e chuvas serão registradas no Sul e no Sudeste brasileiro.
Inverno sem frio? Entenda o que está acontecendo
Desde que o inverno chegou no país, muitos brasileiros estão se questionando sobre a ausência do frio típico dessa época. Porém, um dos motivos para esse inverno estar sendo quente é a influência do El Niño. Devido a ele, esse inverno será mais quente do que o normal, possibilitando temperaturas mais amenas em apenas alguns períodos do dia.
Sendo assim, as manhãs terão temperaturas mais baixas. Contudo, as tardes serão extremamente quentes, provocando um aumento significativo nos termômetros. A amplitude dispara em três capitais, sendo elas:
- Cuiabá: mínima de 17ºC e máxima de 35ºC;
- Rio de Janeiro: mínima de 14ºC e máxima de 31ºC;
- Curitiba: mínima de 10ºC e máxima de 26ºC.
Por fim, o cenário de clima seco e alta amplitude térmica acaba favorecendo para o risco de transmissão de doenças respiratórias e o agravamento das mesmas. Dessa forma, especialistas da área de saúde recomendam que os brasileiros bebam bastante água e se hidratem durante esse período de seca intensa.