Anatel prepara novas medidas contra IPTV pirata e deve bloquear sinal ao vivo

Novo acordo com Ancine aumenta esforços contra IPTV pirata no Brasil. Segundo Anatel, esforços já estão surtindo efeito.



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) uniram forças para conduzir ações conjuntas nos próximos dois anos contra a disponibilização ilegal de conteúdo na internet e por meio de dispositivos não homologados. As novas ações são um novo passo contra IPTV pirata no Brasil.

Leia também: Nem todo IPTV é ilegal! 4 opções que você pode ter em casa sem medo

De acordo com a Anatel, esse acordo também facilita o desenvolvimento do Plano de Ação para Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos, que visa combater o famoso “gatonet”, que funciona por meio de aparelhos clandestinos de TV Box.

Desde fevereiro, a Anatel iniciou o bloqueio remoto de TV boxes ilegais por meio do IP. Segundo a agência, centenas de dispositivos já foram bloqueados desde então. O número deve aumentar consideravelmente ao longo do ano.

Conscientização contra IPTV pirata e bloqueios fazem parte das medidas

Sobre os riscos de ter um dispositivo pirata em casa, o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, explica que eles não possuem certificação e podem conter softwares maliciosos, colocando em risco a segurança do usuário. Por exemplo, é possível que as senhas bancárias sejam roubadas sem que o usuário perceba.

Ainda em março, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, afirmou que o bloqueio de aparelhos já estava surtindo efeito. Ele contou, por exemplo, que alguns usuários de serviços ilegais estavam entrando em contato com a agência para reclamar do bloqueio, como se estivessem assinando um serviço regularizado.

Por conta desse desconhecimento dos usuários, uma das frentes da agência tem sido justamente a da informação e conscientização. As ações visam conscientizar a população de que o uso de IPTV ilegal é errado.

No final, o objetivo da Anatel é tornar a experiência de usar uma TV Box pirata inviável e sem confiabilidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário