Uma pesquisa elaborada pelo Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) revelou haver uma crescente insatisfação entre os usuários de celulares Android. Segundo os dados, um movimento crescente de migração para o iPhone foi observado. Inclusive, esta está sendo a maior taxa registrada nos últimos cinco anos.
Leia mais: Com o iOS 17 chegando, Apple ‘abandona’ seus iPhones antigos; entenda por quê
O levantamento aponta que 53% dos entrevistados, ou seja, mais da metade dos respondentes, decidiram trocar de dispositivo por uma série de fatores que vão desde desempenho lento até as novidades exclusivas que a Apple oferece ano após ano. Veja mais detalhes ao longo do texto.
Insatisfeitos com Android buscam iPhone como alternativa
Em maio, a mesma instituição pesquisadora revelou que a multinacional está cada vez mais conquistando espaço no mercado, principalmente nos Estados Unidos. Ao que tudo indica, a empresa está caminhando para ser a líder da indústria, uma vez que os consumidores estão mais interessados nos aparelhos da companhia.
A última pesquisa divulgada foi realizada exclusivamente com novos usuários de iPhone, aqueles que antes faziam uso do sistema Android. Segundo as informações no levantamento, o principal motivo que ainda impulsiona essa migração para o iOS são os problemas que aparecem nos smartphones antigos.
Como mencionado, 53% dos entrevistados abandonaram o Android, pois o celular deixou de atender às necessidades deles conforme o tempo de uso foi avançando. Com isso, vários problemas vão surgindo, afetando o desempenho do dispositivo de maneira geral.
O que também incentiva essa troca é o próprio iPhone e o resultado de suas novas tecnologias, visto que 26% dos respondentes afirmaram que decidiram adotar os aparelhos da Apple por causa das novas funcionalidades, como câmeras melhores e as facilidades de conexão com todo o ecossistema da marca.
O custo-benefício também foi um fator citado na pesquisa.
Cerca de 15% optaram pela Apple justamente porque os celulares têm preços semelhantes ao do Android e ainda atendem às expectativas dos consumidores, o que não ocorria com frequência entre os usuários do outro sistema.
Até mesmo as ferramentas iMessage e o FaceTime entraram nessa lista e são vistas por 6% dos entrevistados como fatores decisivos para a migração. Com a pesquisa, é possível notar que as opções diversificadas da Apple estão chamando atenção dos consumidores e fidelizando muitos outros.
De toda forma, a indústria dos smartphones é acirrada. Sendo assim, nos próximos meses, nós poderemos ver uma movimentação extra dos fabricantes de Android com o lançamento de produtos mais interessantes para tentar conter o crescimento da concorrente.