Em muitas cidades europeias, especialmente da Espanha, o alerta de altas temperaturas tem causado certo temor nesta semana. Algumas províncias espanholas podem registrar mais de 40 °C no termômetro. A recente onda de calor já contribuiu para a morte de duas pessoas no país. Parques e alguns espaços públicos já forma fechados por conta disso e a única solução viável é permanecer em casa. Por isso, a saída é apostar no ar-condicionado.
Veja também: Economizar energia no inverno: 5 dicas infalíveis para poupar seu dinheiro
Mesmo no inverno, o Brasil também possui várias cidades e regiões que convivem com as altas temperaturas. Para quem tem ar-condicionado em casa ou no trabalho, a solução é ligá-lo, mesmo que isso custe um bom dinheiro no final do mês. Contudo, existe um truque para economizar energia elétrica mesmo com o dispositivo funcionando.
Dá para economizar mesmo com o ar-condicionado em casa?
Sim. A resposta é afirmativa, mas você deve entender o que pode ser feito neste sentido. Afinal de contas, não é mito que o equipamento consome muita energia elétrica. O uso desregrado pode facilmente aumentar 8% ou 10% na conta de luz do seu mês.
A primeira coisa que você deve fazer é ter um ar-condicionado com etiqueta de eficiência elétrica. Isso vai garantir que o equipamento seja mais econômico por si só. No entanto, se o seu aparelho for mais antigo e você o usa bastante, vale considerar a troca.
Um ar-condicionado com a marcação A+++, por exemplo, pode gerar até 40% de consumo.
Temperatura certa
Além da etiqueta do ar-condicionado, você também deve garantir que a temperatura não fica inferior a 23 °C. Entre 23 e 25 °C qualquer pessoa pode se sentir confortável e refrescada no ambiente. Essa temperatura ajuda a economizar com o ar.
Por fim, lembre-se de manter as portas e janelas fechadas, caso contrário o aparelho ficará sobrecarregado. Dessa forma, o ar-condicionado puxará mais energia da rede elétrica e fará a sua conta de luz subir bastante no final do mês.