A função 3D Touch era uma das mais queridas entre os amantes do iPhone. Com a funcionalidade, era possível que o sistema identificasse a pressão do toque na tela para dar retornos, ou seja, os clientes Apple tinham opções distintas de ajustes. Infelizmente, a função foi “aposentada” em 2019 para dar lugar ao atual feedback tátil.
Leia mais: Selo no perfil! Saiba como comprar o Meta Verified do Instagram
Usuários de iPhone celebram
Mas parece que o recurso pode voltar, pois a versão beta do iOS 17 apresentou uma nova configuração que possibilita justamente que as pessoas realizem esse ajuste tátil da tela. Conforme informações apontadas pelo portal IG Tecnologia, o mecanismo simula o 3D Touch, que estava incluído nas gerações anteriores.
Como mencionado, a função usava o sistema de pressão de toque, onde eram detectados os níveis por meio de uma distância microscópica que compreendia desde a iluminação da tela até a cobertura de vidro do painel. Agora, com a novidade, o sistema apresenta uma configuração composta por três níveis considerando a pressão do toque.
Cada um deles fornece um feedback diferente aos comandos.
Como ativar essa atualização?
Vale mencionar que a ferramenta está disponível, no momento, apenas na segunda versão beta do iOS 17, específica para desenvolvedores. Para ativá-la, é preciso buscar pela parte de configurações do sistema e depois pelo menu de acessibilidade. Por lá, é possível encontrar a função em questão, que é chamada de “3D e Toque Háptico”.
Os usuários ainda podem selecionar qual é o nível de sensibilidade, além da duração do toque, nas opções ao selecionar as categorias “padrão”, “rápido” e “lento”, segundo aponta o portal Tecmundo.
Atualmente, os consumidores contam com a função que entrega uma “reação artificial” quando os dedos tocam a tela. Uma parcela dos usuários dos aparelhos de gerações anteriores optavam pela função de antes, pois ela permitia que diversas ações no celular fossem realizadas de maneira mais ágil.
Com a mudança, os clientes da Apple podem estar felizes com a atualização.